As inscrições são em fluxo contínuo (imagem: Todos pela Saúde)
Objetivo é qualificar profissionais, gestores e lideranças sociais para enfrentar surtos, epidemias e pandemias de forma mais eficiente e coordenada
Objetivo é qualificar profissionais, gestores e lideranças sociais para enfrentar surtos, epidemias e pandemias de forma mais eficiente e coordenada
As inscrições são em fluxo contínuo (imagem: Todos pela Saúde)
Agência FAPESP – O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou três cursos gratuitos e on-line voltados à capacitação de profissionais na área de vigilância em saúde. São eles: “Estatística Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde”, “Análises de Séries Temporais Aplicadas à Vigilância em Saúde” e “Participação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública”.
Os cursos são fruto de parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a Escola Fiocruz de Governo, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com carga horária de 45 horas, os cursos oferecem ferramentas práticas e acessíveis para aprimorar o entendimento sobre a distribuição de doenças nos territórios, sua evolução ao longo do tempo e o papel da sociedade civil na preparação e resposta a emergências em saúde. O objetivo é qualificar profissionais, gestores e lideranças sociais para enfrentar surtos, epidemias e pandemias de forma mais eficiente e coordenada.
As aulas são oferecidas em vídeos assíncronos, com material escrito e avaliações. As inscrições são em fluxo contínuo.
O curso “Estatística Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde” é indicado para profissionais interessados em análises espaciais com o software R. Nele, os alunos são ensinados a elaborar mapas, aplicar métodos estatísticos e identificar padrões geográficos de doenças, apoiando decisões estratégicas em saúde pública.
O curso “Análises de Séries Temporais Aplicadas à Vigilância em Saúde” apresenta técnicas para interpretar a distribuição de problemas de saúde ao longo do tempo, identificar tendências e sazonalidades e aplicar essas análises no planejamento em saúde.
Direcionado a lideranças sociais, gestores e conselhos de saúde, o curso “Participação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública” aborda a gestão de risco em emergências, destacando a importância da sociedade civil na prevenção, resposta e recuperação diante de crises sanitárias.
Mais informações: https://grupos.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=4714, https://grupos.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=4350 e www.unasus.gov.br/cursos/curso/47092.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.