Instituto Serrapilheira e Nature realizam conferência internacional | AGÊNCIA FAPESP

Instituto Serrapilheira e Nature realizam conferência internacional Evento no Rio de Janeiro reunirá pesquisadores de oito países que são referência no estudo do metabolismo. Serão concedidas 10 bolsas a estudantes (estrutura do trifosfato de adenosina, um intermediário central no metabolismo energético / Wikipedia)

Instituto Serrapilheira e Nature realizam conferência internacional

17 de junho de 2019

Agência FAPESP – Pesquisadores de oito países que são referência mundial na área do metabolismo vão se reunir, entre 15 e 18 de outubro de 2019, no Rio de Janeiro, para um encontro promovido pelo Instituto Serrapilheira e pelo grupo Nature, o Nature Conference on Advances in Metabolic Communication.

O evento marca o lançamento da revista Nature Metabolism e abordará desde a pesquisa básica na área até as aplicações clínicas de terapias celulares.

Para auxiliar na participação de estudantes e pós-doutorandos, o Serrapilheira concederá 10 bolsas. Candidaturas podem ser feitas até 1º de julho por meio de um formulário on-line.

Segundo o Serrapilheira, a conferência trará novidades em comunicação metabólica, que é a forma de os fluxos energéticos se distribuírem em várias escalas. Um dos tópicos que será abordado é o controle sistêmico da homeostase energética, ou seja, a regulação que garante uma distribuição harmônica de energia pelo organismo.

Também serão debatidos os processos fisiológicos que regem essas interações e como a falta de comunicação metabólica influencia no desenvolvimento de doenças e no envelhecimento. A ideia é combinar a experiência brasileira na área do metabolismo com a abordagem desenvolvida em outros países nos últimos 20 anos, mais voltada à genética.

Entre os palestrantes confirmados estão o especialista na pesquisa sobre diabetes e obesidade da Harvard Medical School (Estados Unidos) Ronald Kahn e a pesquisadora Marie Celeste Simon, referência no estudo do metabolismo celular relacionado ao câncer e professora da University of Pennsylvania Perelman School of Medicine (Estados Unidos).

O evento é organizado em parceria com os pesquisadores brasileiros Marcelo Mori (Universidade Estadual de Campinas-Unicamp), Julio Ferreira (Universidade de São Paulo-USP) e Fernanda Cunha (Universidade Federal de São Paulo-Unifesp).

As inscrições estão abertas e os interessados podem submeter resumos até 20 de julho, pelo site da Nature Conference.

O evento ocorrerá no Belmond Copacabana Palace, situado na av. Atlântica, 1.702, Copacabana, Rio de Janeiro.

Mais informações: https://ev.congressy.com/nature-serrapilheira-conference/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados