Iniciativa gratuita é voltada a quem deseja iniciar carreira científica na área, oferece ajuda de custo e tem duração de dois meses (foto: divulgação)

Instituto Serrapilheira e ICTP-SAIFR oferecem curso intensivo sobre ecologia
04 de novembro de 2022

Iniciativa gratuita é voltada a quem deseja iniciar carreira científica na área, oferece ajuda de custo e tem duração de dois meses

Instituto Serrapilheira e ICTP-SAIFR oferecem curso intensivo sobre ecologia

Iniciativa gratuita é voltada a quem deseja iniciar carreira científica na área, oferece ajuda de custo e tem duração de dois meses

04 de novembro de 2022

Iniciativa gratuita é voltada a quem deseja iniciar carreira científica na área, oferece ajuda de custo e tem duração de dois meses (foto: divulgação)

 

Agência FAPESP – O Instituto Serrapilheira e o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) oferecem uma oportunidade para quem quer iniciar a trajetória científica na área de ecologia. A 3ª Chamada Pública do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa oferecerá aos selecionados um curso intensivo de dois meses na área. O prazo para inscrições vai até terça-feira (08/11).

A ideia é capacitar alunos de qualquer campo do conhecimento a formular e responder questões nos vários subcampos da ecologia. Os escolhidos terão, assim, que demonstrar capacidade de enfrentar tarefas desafiadoras com rigor metodológico, visão crítica, criatividade e espírito de colaboração.

O Programa de Formação em Ecologia Quantitativa será composto de quatro tópicos: “Quantitative foundations of ecological concepts”, “Computational methods”, “Mathematical modeling in biology” e “Data fitting and statistical modeling”. Cada um dos tópicos será composto de aulas expositivas e práticas, com desenvolvimento de projetos em grupo.

O curso será ministrado nas instalações do ICTP-SAIFR, no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), em São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, período do recesso universitário.

Serão selecionados até 30 estudantes. Eles ganharão uma ajuda de custo mensal de cerca de R$ 1.500 para cobrir gastos com alimentação e transporte. O programa também financiará passagens de ida e volta para São Paulo e hospedagem durante o período do curso para alunos de outras cidades do Brasil.

Para participar, é preciso estar cursando ou já ter concluído a graduação ou o mestrado. Além disso, os interessados em ingressar no Programa de Formação em Ecologia Quantitativa devem ter domínio da língua inglesa, já que o processo seletivo e as aulas serão conduzidas nesse idioma.

Outro ponto importante é o conhecimento de cálculo básico. O candidato deve ter familiaridade com conceitos de funções contínuas e descontínuas, limites e funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas, além de ser capaz de resolver derivadas e integrais simples.

Os interessados devem se inscrever pelo site do ICTP-SAIFR. Quem estiver cursando ou tiver concluído o mestrado também deverá apresentar o histórico acadêmico. Já pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o doutorado não poderão se inscrever no programa.

Os escolhidos serão notificados no dia 21 de novembro. A lista final será divulgada em 1º de dezembro. Ao término do programa, em 3 de março de 2023, os alunos com melhor desempenho poderão ser convidados a participar de um curso mais avançado sobre ecologia.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.

Mais informações: https://bit.ly/3sTbiKx.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.