Expedição arqueológica foi feita por pesquisadores na região do médio Solimões (foto: Inst. Mamirauá)
Expedição arqueológica foi feita por pesquisadores na região do médio Solimões
Expedição arqueológica foi feita por pesquisadores na região do médio Solimões
Expedição arqueológica foi feita por pesquisadores na região do médio Solimões (foto: Inst. Mamirauá)
Agência FAPESP – Pesquisadores que integram o laboratório de arqueologia do Instituto Mamirauá realizaram, em janeiro e fevereiro, um resgate de vestígios arqueológicos no sítio UEA, na região do médio Solimões, no Amazonas. O trabalho da equipe foi gravado em uma série na internet com imagens do fotógrafo e cinegrafista Adriano Gambarini.
Segundo o Instituto Mamirauá, as gravações acompanharam o dia a dia de uma grande expedição científica coordenada pelo Instituto Mamirauá e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP em agosto de 2017. Uma equipe de pesquisadores brasileiros e estrangeiros investigou as dimensões espaciais e temporais da Boa Esperança, o segundo maior sítio arqueológico conhecido na região do médio Solimões.
Entre a rotina de escavações, coleta e análise de vestígios e conversas com a comunidade local, os arqueólogos contam um pouco sobre os preparativos da expedição, dados da cultura dos antigos povos que habitaram aquela região e como as recentes descobertas feitas pela arqueologia se conectam ao que já se sabe sobre o passado da Amazônia.
Foram coletados vestígios de ocupação humana ancestral, como camadas de “terra preta arqueológica” (também chamada de “terra preta de índio”), pedaços de cerâmica, carvões e material lítico (rochas e minerais).
Os pesquisadores consultaram fontes documentais, entrevistaram antigos moradores e visitaram espaços públicos e propriedades privadas com indícios de cultura material secular. Os levantamentos são feitos há mais de três anos e localizaram uma porção de sítios arqueológicos no perímetro urbano de Tefé.
Os vídeos podem ser assistidos no canal do Instituto Mamirauá no YouTube: www.youtube.com/user/InstitutoMamiraua
Mais informações: https://goo.gl/WhsmYy.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.