Insetos vivos são atração de museu
03 de julho de 2003

Museu Vivo Bicho Pau, em São Bernardo do Campo (SP), ensina estudantes a evitar pragas como a barata

Insetos vivos são atração de museu

Museu Vivo Bicho Pau, em São Bernardo do Campo (SP), ensina estudantes a evitar pragas como a barata

03 de julho de 2003

 

Baratas, cupins, formigas e moscas. Esses são alguns dos espécimes que se vê no Museu Vivo Bicho Pau, na ABC Expurgo Serviços, em São Bernardo do Campo, criado pela bióloga Lúcia Schüller. O objetivo é buscar modificar a postura dos jovens no que diz respeito às chamadas pragas e insetos nas grandes cidades e na agricultura.

"As pessoas são muito educadas no sentido de 'matar' as pragas e pouco orientadas para adotar posturas preventivas", alerta a bióloga. Para ela, o controle desses insetos depende essencialmente do homem, de sua mudança de postura e de ajustes que ele faça no ambiente para impedir sua entrada e desenvolvimento.

No museu, em um laboratório de 40 m² que abriga diversas espécies de insetos considerados pragas urbanas, as crianças têm a oportunidade de ver os bichos de perto, enquanto recebem instruções das monitoras para impedir a manifestação das pragas em suas próprias casas. Estão ali três espécies de formigas domésticas, formigas saúvas, duas espécies de baratas, uma espécie de mosca, insetos que se proliferam na comida estocada e outros insetos curiosos, como o bicho-pau.

O Museu Vivo Bicho Pau fica na Al. D. Pedro de Alcântara, 618, em São Bernardo do Campo-SP. Está aberto à visitas escolares, agendadas para as 3ª e 5ª feiras pelo telefone (11) 4330-6644.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.