Curso do museu Casa Guilherme de Almeida será realizado entre março e dezembro de 2021 pelo Centro de Estudos de Tradução Literária da instituição
Curso do museu Casa Guilherme de Almeida será realizado entre março e dezembro de 2021 pelo Centro de Estudos de Tradução Literária da instituição
Agência FAPESP – O museu Casa Guilherme de Almeida está com as inscrições abertas até 15 de janeiro de 2021 para o processo seletivo do Programa de Aprimoramento em Tradução Literária, que será realizado entre março e dezembro de 2021 pelo Centro de Estudos de Tradução Literária da instituição.
A Casa Guilherme de Almeida faz parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A especialização é voltada para profissionais que estejam traduzindo uma obra literária em qualquer língua estrangeira para o português , com objetivo de publicação, e que tenham interesse em aperfeiçoar o senso crítico em relação às questões estéticas das obras trabalhadas.
As aulas serão em encontros quinzenais aos sábados, das 14 às 17 horas. A orientação dos participantes estará a cargo de Jiro Takahashi, atuante no mercado editorial há mais de 50 anos, atualmente editor executivo da Nova Aguilar.
São oferecidas 15 vagas para o programa, que acontecerá de forma on-line até que a cidade de São Paulo esteja na fase azul relativa à pandemia. Após esse período, a equipe do Centro de Estudos de Tradução Literária verificará a viabilidade do retorno às aulas presenciais no anexo do museu, que fica na rua Cardoso de Almeida, 1.943, Perdizes, São Paulo.
Podem se candidatar as pessoas que estiverem traduzindo uma obra literária com objetivo de publicação. Não é necessário ter um contrato de edição. Em princípio, aceitam-se inscrições de traduções de qualquer língua estrangeira para o português.
Para participar, os candidatos devem enviar para o e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida, carta de interesse, currículo, ao menos dez páginas de trabalho de tradução com o texto original e um texto de 4 mil a 5 mil caracteres (incluindo espaços) com uma reflexão sobre as principais questões tradutórias suscitadas pelo texto original da tradução.
A taxa única de matrícula é de R$ 300,00.
Mais informações em: https://bit.ly/37sJnXW.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.