Segundo o instituto, o orçamento destinado pelo governo federal serviu para desenvolver programas espaciais de importância nacional, como os dos satélites CBERS
Segundo o instituto, o orçamento destinado pelo governo federal serviu para desenvolver programas espaciais de importância nacional, como os dos satélites CBERS
Segundo o Inpe, todo o orçamento destinado pelo governo federal no ano passado serviu para desenvolver programas espaciais de importância nacional.
Os contratos para construção dos satélites de observação da Terra somam mais de R$ 200 milhões e serão completados nos próximos três anos. O principal objetivo é a construção dos satélites CBERS-2B, CBERS-3 e CBERS-4, que fazem parte do Programa de Satélites Sino-Brasileiro (CBERS), principal projeto tecnológico do Inpe.
O programa é resultado de um acordo de cooperação entre o Brasil e a China, que prevê o lançamento e a construção de cinco satélites de observação da Terra até 2012. O segundo satélite, CBERS-2, foi lançado em 2003 e está em operação. Já foram distribuídas mais de 170 mil imagens do CBERS-2 para usuários apenas no Brasil.
"A magnitude dos valores envolvidos requer uma adequada preparação e execução de licitações. E todos os processos foram concluídos com êxito, o que mostra o rigor dos procedimentos adotados", diz Gilberto Câmara, diretor do Inpe, em comunicado do instituto.
Mais informações: www.inpe.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.