A data-limite para a submissão de propostas para a chamada do primeiro semestre é 14 de julho (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Voltada a alunos que ingressaram na academia por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento, Provão Paulista ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, a chamada de propostas “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho” concederá até 800 Bolsas de Iniciação Científica em 2025
Voltada a alunos que ingressaram na academia por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento, Provão Paulista ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, a chamada de propostas “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho” concederá até 800 Bolsas de Iniciação Científica em 2025
A data-limite para a submissão de propostas para a chamada do primeiro semestre é 14 de julho (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Agência FAPESP – A FAPESP lançou no dia 14 de maio uma chamada de propostas voltada a estimular a participação em atividades de pesquisa de alunos que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento, Provão Paulista ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Intitulado “Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho”, o edital prevê a concessão de até 400 Bolsas de Iniciação Científica em cada rodada – uma em cada semestre de 2025. Entre os objetivos da iniciativa estão ampliar a permanência estudantil e reduzir a evasão no ensino superior.
A chamada homenageia o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Muniz Oliva Filho, que faleceu no dia 12 de março. Além de sua destacada atuação na área de matemática aplicada, ele também é reconhecido pelo empenho na formação de novos cientistas e no desenvolvimento de estratégias para a permanência de estudantes nos cursos de graduação em áreas de exatas. Ele entendia que, por meio da pesquisa científica e da entrada na carreira acadêmica, a formação graduada seria bem-sucedida e sempre agiu para inserir rapidamente alunos e alunas de graduação na pesquisa, buscando diminuir a alta taxa de evasão no primeiro ano.
“Em visita à FAPESP, o professor Sérgio Oliva propôs uma forma mais inclusiva para a concessão de Bolsas de Iniciação Científica, de modo a contemplar alunos de escolas públicas, medalhistas das olimpíadas de conhecimento e pessoas que entraram na academia a partir de ações afirmativas. Com isso, ele ajudou na formatação desse projeto, que considero inovador”, conta Marcio de Castro, diretor científico da Fundação. “São oferecidas 400 bolsas por semestre, com o intuito de envolver esses jovens no método científico e nas pesquisas de alto nível financiadas pela FAPESP.”
A iniciativa está estruturada em duas rodadas de submissão de propostas em 2025: até 14 de julho, para a chamada do primeiro semestre, e até 28 de agosto, para a chamada do segundo semestre.
Pesquisadores que já sejam apoiados pela FAPESP nas modalidades de Auxílio à Pesquisa – como Regular, Temático, CEPID, Jovem Pesquisador, entre outras – poderão submeter propostas de Auxílio à Pesquisa Regular com Bolsas de Iniciação Científica como item orçamentário (BCO-IC).
As propostas poderão solicitar até duas Bolsas de Iniciação Científica por projeto, com possibilidade de inclusão de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).
As submissões devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. Os resultados serão divulgados em setembro de 2025 (primeira chamada) e dezembro de 2025 (segunda chamada).
Mais informações estão disponíveis na íntegra da chamada, no portal da FAPESP: fapesp.br/17552.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.