As inscrições vão até 22 de abril (imagem: reprodução)
Projetos devem se ater a pelo menos um dos três eixos temáticos do desafio: reversão da perda da biodiversidade, agricultura regenerativa e bioeconomia
Projetos devem se ater a pelo menos um dos três eixos temáticos do desafio: reversão da perda da biodiversidade, agricultura regenerativa e bioeconomia
As inscrições vão até 22 de abril (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – O Instituto de Clima e Sociedade (iCS), o Google e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) estão promovendo o Desafio IA Natureza & Clima, iniciativa que busca incentivar o desenvolvimento de novos usos de tecnologias digitais, dentre elas a inteligência artificial (IA), que mitiguem a emissão de gases de efeito estufa, conservem a biodiversidade e promovam maior resiliência dos ecossistemas.
O iCS destinará um valor total de R$ 18 milhões para apoiar até nove projetos, que poderão receber um valor mínimo de R$ 1,8 milhão cada.
O desafio tem como foco iniciativas de organizações e entidades sem fins lucrativos, centros de pesquisa e universidades. Os candidatos serão avaliados segundo o grau de inovação e potencial impacto de seus projetos para atender o objetivo proposto pelo desafio.
Os projetos devem se ater a pelo menos um dos três pilares temáticos do desafio: reversão da perda da biodiversidade, agricultura regenerativa e bioeconomia.
As inscrições vão até a próxima terça-feira (22/04), por formulário disponível no site do iCS.
Os candidatos passarão por até quatro etapas no processo seletivo, incluindo uma de mentoria para ajudar a aprimorar a proposta final e aumentar as chances de seleção. A mentoria, de duração de quatro semanas, será oferecida para até 21 organizações proponentes. A participação é opcional.
A divulgação pública do resultado final será em 26 de setembro. A implementação das soluções deverá ser feita até outubro de 2027.
Mais informações: www.desafioclima.com.br/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.