Iniciação científica em Microbiologia Aplicada com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

Bolsa está vinculada a projeto desenvolvido no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol. Inscrições até 20 de janeiro (imagem: Prawny / Pixabay)

Iniciação científica em Microbiologia Aplicada com bolsa da FAPESP

11 de janeiro de 2019

Agência FAPESP – Uma oportunidade de iniciação científica, com Bolsa da FAPESP, é oferecida pelo projeto “Plataforma HS-GC/MS para análise de voláteis promotores de crescimento vegetal”, conduzido no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) do Centro Nacional em Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). As inscrições se encerram em 20 de janeiro.

O projeto tem apoio do Programa Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP. A empresa parceira é a Agilent Technologies Brasil.

O objetivo geral do projeto é identificar cepas microbianas capazes de promover o crescimento vegetal pela produção de voláteis, bem como identificar os metabólitos envolvidos nesse processo. Os resultados podem representar uma maneira sustentável de substituir, pelo menos em parte, os produtos químicos usualmente utilizados nas práticas agrícolas, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção de alimentos.

Os candidatos devem estar cursando Biologia, Ciências Biológicas, Agronomia, Química, Biotecnologia (ou outros cursos afins) – não podem estar no último semestre do curso no início da bolsa – e ter disponibilidade de 20 horas semanais. Experiência prévia em preparo de meios de cultura e soluções, em cultivo microbiano ou técnicas de biologia molecular será considerada um diferencial.

Os interessados devem enviar para a pesquisadora Juliana Velasco de Castro Oliveira, no e-mail juliana.velasco@ctbe.cnpem.br, os seguintes documentos: histórico de graduação completo; currículo resumido contendo o link para currículo Lattes atualizado; carta de apresentação/motivação (descrever experiências adquiridas durante a graduação e/ou estágios em outros laboratórios e a razão do interesse na vaga – mínimo de dois parágrafos).

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/2521.

Mais informações sobre bolsas de iniciação científica estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ic.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados