Vogt (dir) com Meira e Germana Mattos, do Cesar
FAPESP está contratando o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife para implantar um sistema informatizado de gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a agilidade no atendimento a pesquisadores. Com a adoção do sistema, deverá haver também a integração à Plataforma Lattes
FAPESP está contratando o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife para implantar um sistema informatizado de gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a agilidade no atendimento a pesquisadores. Com a adoção do sistema, deverá haver também a integração à Plataforma Lattes
Vogt (dir) com Meira e Germana Mattos, do Cesar
O sistema Prompt (Process Resource Management and Planning Technology) foi apresentado pelo cientista-chefe do Cesar, Silvio Meira, a diretores e gerentes da Fundação paulista na quarta-feira (23/7) e deve começar a ser implantado em breve.
"Queremos que todos os procedimentos relativos a programas e processos estejam informatizados no prazo máximo de um ano", disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP. Segundo Vogt, o sistema servirá para acelerar o processo de informatização que vinha sendo realizado pela Fundação.
"A FAPESP é uma referência nacional e internacional de excelência no financiamento à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, é uma mistura de honra, prazer e comprovação de competência termos sido escolhidos para fazer esse trabalho", disse Meira.
O Prompt é um sistema de informação para a gestão de processos e programas que utiliza avançadas ferramentas para permitir a realização de um processo de gestão informatizada de todo o ciclo de vida de programas e projetos, alcançando desde processos de submissão e seleção de propostas até o controle da execução financeira dos projetos aprovados.
O Cesar é uma entidade civil sem fins lucrativos ligada à Universidade Federal de Pernambuco. O sistema Prompt foi implantado em diversas organizações, como no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ambos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
No PADCT, a solução serviu de infra-estrutura de informação para financiamento de propostas dos tipos balcão e demanda dirigida, diminuindo o tempo de tramitação. No CNPq, o Prompt possibilitou a redução de nove para cinco meses para cada rodada de avaliação de propostas, além de uma economia superior a R$ 1,7 milhão nos primeiros dois anos, apenas em gastos com papel e correio.
Com o novo sistema, a FAPESP deverá integrar-se à Plataforma Lattes. Segundo Vogt, a Fundação está em negociações com o CNPq para a adoção do sistema.
A Plataforma Lattes é uma base eletrônica utilizada pelo CNPq, MCT, Finep e CAPES/MEC e diversas universidades para o cadastro de dados curriculares de pesquisadores. Seus objetivos são: 1) avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; 2) seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; 3) subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.
Em quatro anos de funcionamento, a Plataforma Lattes conta com mais de 302 mil currículos em sua base de dados. Além dos currículos, hospeda mais de 16 mil grupos de pesquisa.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.