Na cerimônia de comemoração dos 57 anos do CNPq, em Brasília, ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anuncia aumento de cerca de 23% no valor das bolsas de mestrado e 25% nas de doutorado
Na cerimônia de comemoração dos 57 anos do CNPq, em Brasília, ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anuncia aumento de cerca de 23% no valor das bolsas de mestrado e 25% nas de doutorado
Com a medida, já acertada com o poder executivo, o valor da bolsa para o mestrado passa a ser, aproximadamente, de R$ 1.200, e para o doutorado, de R$ 1.800. "Estou autorizado pelo presidente Lula e pela equipe econômica do governo a anunciar esse reajuste, que gira em torno de 24%", disse Rezende em cerimônia comemorativa dos 57 anos do CNPq, em Brasília, de acordo com nota divulgada no site do MCT.
Segundo o mesmo texto, o aumento era uma reivindicação esperada pela comunidade científica, mas o anúncio só foi feito agora por causa da demora da aprovação do Orçamento Geral da União, que só ocorreu em março.
Em 2007, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no lançamento do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010, conhecido como PAC da Ciência, fez o anúncio do aumento, apesar de não ter precisado o percentual.
A cerimônia de comemoração do aniversário da agência de fomento premiou pesquisadores e funcionários que se destacaram por ações em prol da ciência e da tecnologia.
Os homenageados deste ano são os pesquisadores Alfredo Scheid Lopes, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Ricardo Renzo Brentani e Warwick Estevam Kerr, da área de Ciências da Vida; Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza e Roland Köberle, Ciências Exatas; José Murilo de Carvalho e Wilson Cano, Ciências Humanas; além de José Thomaz Senise e Walter Arno Mannheimer, Engenharias.
Ao longo de seus 57 anos, o CNPq já apoiou mais de 10 mil pesquisadores pelo Programa de bolsas de Produtividade em Pesquisa, concedeu mais de 17 mil bolsas de mestrado e doutorado, além de ter contribuído ainda com a iniciação científica e tecnológica de mais de 25 mil estudantes de graduação e de 8 mil estudantes de ensino médio.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.