Incentivo à saúde e nutrição
14 de setembro de 2005

MCT e MS lançam editais para financiar projetos de avaliação da atenção básica à saúde e nas áreas de alimentação e nutrição. Prazo para submissão das propostas é até 19 de outubro

Incentivo à saúde e nutrição

MCT e MS lançam editais para financiar projetos de avaliação da atenção básica à saúde e nas áreas de alimentação e nutrição. Prazo para submissão das propostas é até 19 de outubro

14 de setembro de 2005

 

Agência FAPESP - Os ministérios da Saúde (MS) e da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançaram os editais "Atenção Básica" e "Nutrição", com data-limite para submissão das propostas no dia 19 de outubro. Os projetos aprovados nos dois editais serão divulgados até 31 de novembro.

A chamada "Atenção Básica", que conta com recursos de R$ 4,1 milhões, pretende selecionar projetos que tenham como objetivo expandir a produção do conhecimento básico e aplicado sobre avaliação da atenção básica à saúde. A idéia é contribuir para o fortalecimento de sistemas de monitoramento da atenção básica no cotidiano dos serviços de saúde.

Segundo os ministérios, as propostas deverão fortalecer a articulação entre instituições de ensino e pesquisa, gestão estadual e municipal e dos serviços de saúde, visando à compreensão das dimensões da avaliação da atenção básica no país por meio de abordagens interdisciplinares e intersetoriais.

Os valores destinados a cada projeto irão variar de acordo com a modalidade das propostas: "Apoio a Dissertação de Mestrado", "Apoio a Teses de Doutorado" e "Auxílio a Pesquisa".

Por sua vez, o edital "Nutrição" pretende apoiar projetos de pesquisa nas áreas de "Alimentação", "Nutrição", "Promoção da Alimentação" e "Modos de Vida Saudáveis", consideradas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As propostas deverão atender às demandas da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica, do MS. A chamada contará com recursos de R$ 4,5 milhões.

Os editais podem ser lidos na íntegra no site do CNPq, em: www.cnpq.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.