Faculdade de Medicina da Unesp inaugura nesta segunda-feira (20/12) o NeoGene Laboratório, que deverá fortalecer os diversos projetos de pesquisa em genética do câncer em andamento em Botucatu (SP)
Faculdade de Medicina da Unesp inaugura nesta segunda-feira (20/12) o NeoGene Laboratório, que deverá fortalecer os diversos projetos de pesquisa em genética do câncer em andamento em Botucatu (SP)
Agência FAPESP - A Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu (SP), terá um novo espaço para o estudo da genética do câncer a partir desta segunda-feira (20/12). Trata-se do NeoGene Laboratório, montado no Centro de Pesquisas e de Laboratórios Experimentais, que deverá ajudar a consolidar as linhas de pesquisa existentes na instituição.
"Pesquisas nesse campo, aqui em Botucatu, são feitas há dez anos, mas o novo espaço dará condições de direcionar o trabalho para algumas áreas mais específicas do câncer", disse a geneticista Silvia Regina Rogatto à Agência FAPESP. A cientista deixou o Departamento de Genética do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, há pouco mais de um ano, para se ligar à Faculdade de Medicina e, a partir de então, coordenar o novo laboratório.
"Vamos nos centrar nas áreas de câncer de cabeça e pescoço, mama e próstata", disse Silvia Regina, que também participou do projeto Genoma do Câncer, da FAPESP e do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, Em linhas gerais, as pesquisas em Botucatu procuram fazer uma espécie de perfil genético do câncer humano. "Temos trabalhos nas áreas de genética funcional e estrutural", explica.
Um dos parceiros do novo laboratório será a University Health Network, do Canadá, que mantém desde 1998 um programa de intercâmbio com a equipe de genética humana de Botucatu. O grupo canadense desenvolve uma série de pesquisas sobre as causas genéticas de leucemias, sarcomas e cânceres de próstata e ovário.
A cerimônia de inauguração do novo espaço, que tem quase 200 metros quadrados, contará com a presença do reitor da Universidade Estadual Paulista, José Carlos de Souza Trindade. "Essa inauguração se deve muito à iniciativa da própria reitoria, que liberou os recursos para a construção física do laboratório", esclarece Regina.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.