Impulso genético em Botucatu
20 de dezembro de 2004

Faculdade de Medicina da Unesp inaugura nesta segunda-feira (20/12) o NeoGene Laboratório, que deverá fortalecer os diversos projetos de pesquisa em genética do câncer em andamento em Botucatu (SP)

Impulso genético em Botucatu

Faculdade de Medicina da Unesp inaugura nesta segunda-feira (20/12) o NeoGene Laboratório, que deverá fortalecer os diversos projetos de pesquisa em genética do câncer em andamento em Botucatu (SP)

20 de dezembro de 2004

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - A Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu (SP), terá um novo espaço para o estudo da genética do câncer a partir desta segunda-feira (20/12). Trata-se do NeoGene Laboratório, montado no Centro de Pesquisas e de Laboratórios Experimentais, que deverá ajudar a consolidar as linhas de pesquisa existentes na instituição.

"Pesquisas nesse campo, aqui em Botucatu, são feitas há dez anos, mas o novo espaço dará condições de direcionar o trabalho para algumas áreas mais específicas do câncer", disse a geneticista Silvia Regina Rogatto à Agência FAPESP. A cientista deixou o Departamento de Genética do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, há pouco mais de um ano, para se ligar à Faculdade de Medicina e, a partir de então, coordenar o novo laboratório.

"Vamos nos centrar nas áreas de câncer de cabeça e pescoço, mama e próstata", disse Silvia Regina, que também participou do projeto Genoma do Câncer, da FAPESP e do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, Em linhas gerais, as pesquisas em Botucatu procuram fazer uma espécie de perfil genético do câncer humano. "Temos trabalhos nas áreas de genética funcional e estrutural", explica.

Um dos parceiros do novo laboratório será a University Health Network, do Canadá, que mantém desde 1998 um programa de intercâmbio com a equipe de genética humana de Botucatu. O grupo canadense desenvolve uma série de pesquisas sobre as causas genéticas de leucemias, sarcomas e cânceres de próstata e ovário.

A cerimônia de inauguração do novo espaço, que tem quase 200 metros quadrados, contará com a presença do reitor da Universidade Estadual Paulista, José Carlos de Souza Trindade. "Essa inauguração se deve muito à iniciativa da própria reitoria, que liberou os recursos para a construção física do laboratório", esclarece Regina.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.