Impactos científicos
04 de julho de 2005

Pela segunda vez, o Journal of the Brazilian Chemical Society atingiu o índice superior a 1 entre as revistas indexadas pelo Institute of Scientific Information (ISI). Os números divulgados agora são referentes a 2004

Impactos científicos

Pela segunda vez, o Journal of the Brazilian Chemical Society atingiu o índice superior a 1 entre as revistas indexadas pelo Institute of Scientific Information (ISI). Os números divulgados agora são referentes a 2004

04 de julho de 2005

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - A publicação Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), sediada no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), voltou a registrar um fator de impacto superior a 1, segundo os números divulgados no fim de junho pelo Institute of Scientific Information (ISI).

Segundo a professora Elizabeth Magalhães, editora principal da publicação, é a segunda vez que isso ocorre. "O índice superior a 1,0 indica, hipoteticamente, que cada trabalho publicado pela revista científica foi citado pelo menos uma vez em revistas indexadas mundialmente", disse a pesquisadora à Agência FAPESP.

O índice do JBCS, segundo os números de 2004 do ISI, ficou em 1,161. Pelos números dos fatores de impacto divulgados para as 16 revistas brasileiras presentes na indexação, a segunda revista brasileira mais bem citada é da área médica. O Brazilian Journal of Medical and Biological Research teve um índice de 0,824. A publicação Memórias do Instituto Oswaldo Cruz surge em terceiro com 0,740 de fator de impacto.

Pelos números do ISI, o JBCS permanece como a revista científica brasileira indexada de maior impacto internacional. A publicação é resultado da política editorial da Sociedade Brasileira de Química, uma instituição sem fins lucrativos.

Entre 1998 e 2002, o índice ISI registrou a publicação de 48.239 artigos que tinham pelo menos um único autor radicado no Brasil. A maior parte dos trabalhos publicados estava na área de agricultura, seguida pela física e pelas ciências espaciais. Em termos de citações, o melhor impacto relativo do Brasil no mundo está no campo da psicologia e da psiquiatria. Essa área está apenas 16% abaixo da média mundial, que é de 3,14 citações por artigo.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.