Instituto de Engenharia Nuclear, centro de pesquisa da Cnen, inaugura Laboratório de Realidade Virtual Imersiva e Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada
Instituto de Engenharia Nuclear, centro de pesquisa da Cnen, inaugura Laboratório de Realidade Virtual Imersiva e Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada
Junto com os laboratórios de Interfaces Homem/Sistema e de Computação Paralela, eles integram o Sistema de Computação Científica e Aplicada do IEN. Ambos contam com a colaboração do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).
Segundo o IEN, o Laboratório de Realidade Virtual Imersiva permite ao usuário interagir com um ambiente tridimensional virtual por meio do computador, técnica que vem sendo utilizada em diversos ramos do conhecimento. No setor nuclear, países como Noruega e Coréia do Sul utilizam a realidade virtual tanto no treinamento de operadores de usinas nucleares como no projeto de salas de controle, aumentando a segurança e diminuindo custos.
A inauguração do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada proporciona infra-estrutura adequada a uma série de pesquisas na área de inteligência artificial que vêm sendo desenvolvidas no IEN. As principais técnicas utilizadas são: algoritmos genéticos, redes neurais e lógica nebulosa ou lógica fuzzy.
Um exemplo clássico de inteligência artificial aplicada à área nuclear é o uso de algoritmos genéticos no planejamento da otimização da recarga de reatores, de modo a prolongar o ciclo de queima do combustível nuclear e reduzir o custo da energia gerada.
Mais informações: www.ien.gov.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.