Será lançado nesta quinta (11/12), na USP, o número 49 da revista Estudos Avançados, que traz artigos sobre a luta feminina contra a discriminação e a violência. A tradicional publicação apresenta também textos sobre geração de empregos
Será lançado nesta quinta (11/12), na USP, o número 49 da revista Estudos Avançados, que traz artigos sobre a luta feminina contra a discriminação e a violência. A tradicional publicação apresenta também textos sobre geração de empregos
A grande atração do número 49 é o dossiê Mulher, Mulheres. Vários artigos e entrevistas abordam as lutas femininas contra a violência e a discriminação, além de mostrar a contribuição das mulheres em várias áreas do conhecimento científico.
Integrar as políticas públicas das áreas de justiça, educação, saúde e planejamento é uma das saídas para que a violência contra a mulher possa ser mais combatida, na opinião da socióloga Eva Alterman Blay, coordenadora científica do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações de Gênero da USP, que escreveu para a edição o artigo Violência contra a Mulher e Políticas Públicas.
A filósofa Sueli Carneiro, diretora do Geledés Instituto da Mulher Negra, assina o texto Mulheres em Movimento , em que aborda a relação entre a perspectiva feminina clássica, baseada na mulher branca ocidental, e as contradições que isso impõe às mulheres negras. Um dos resultados dessa tensão, segundo Sueli, pode ser a afirmação de um novo sujeito político, com uma agenda de reivindicações próprias.
Estudos Avançados publica ainda um minidossiê sobre o tema geração de empregos. Textos de José de Souza Martins, José Eli da Veiga, Walter Barelli, Claudio Salvadori Dedecca, Ignacy Sachs, Waldir Quadros, Clélio Campolina Diniz, Márcio Pochmann, Sergio Besserman e Luiz Marinho tentam responder a complicada questão "O que fazer para se gerar empregos no Brasil?".
Segundo o IEA, a cerimônia de lançamento da revista, que tem como editor desde 1989 o professor e acadêmico Alfredo Bosi, atual vice-diretor do instituto, será marcada por uma apresentação do Coral da USP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.