Programa do ICTP-SAIFR abordará assuntos como problema da hierarquia, física de colisores e matéria escura. Está planejada a realização de uma a duas palestras por dia
Programa do ICTP-SAIFR abordará assuntos como problema da hierarquia, física de colisores e matéria escura. Está planejada a realização de uma a duas palestras por dia
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá o programa sobre “Horizontes Além do Modelo Padrão: de Colisores à Matéria Escura e Áxions” entre 1º e 12 de junho de 2026, em São Paulo.
O objetivo do programa é discutir as tendências recentes na pesquisa da física além do modelo padrão, incluindo assuntos como novas abordagens para o problema da hierarquia, física de colisores para futuros equipamentos planejados e matéria escura e setores escuros com áxions e partículas semelhantes a áxions.
O programa terá duração total de duas semanas, com estadia mínima de uma semana, sendo incentivadas estadias mais longas. É planejada a realização de uma a duas palestras por dia, com tempo significativo para discussões, troca de ideias e início de colaborações.
Os interessados podem se inscrever por formulário on-line para consideração completa até a próxima segunda-feira (01/12). As inscrições continuarão a ser analisadas até 1º de abril de 2026.
O evento ocorrerá no Instituto Principia, que está situado na rua Pamplona, 145, Cerqueira César, São Paulo. As aulas do programa serão gravadas e disponibilizadas no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: www.ictp-saifr.org/hbsm2026/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.