USP outorgará no dia 18 título ao professor da Universidade da Carolina do Norte e ganhador do Nobel de Medicina em 2007
USP outorgará no dia 18 título ao professor da Universidade da Carolina do Norte e ganhador do Nobel de Medicina em 2007
Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) outorgará o título de doutor honoris causa ao professor Oliver Smithies, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, no dia 18 de setembro, na capital paulista.
A sessão solene do Conselho Universitário faz parte do calendário oficial das comemorações dos 75 anos da USP.
Ganhador do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2007, Smithies foi um dos primeiros cientistas a identificar a recombinação homóloga, processo que permite modificar quaisquer genes das células-tronco embrionárias.
A partir desse conhecimento, desenvolveu-se a técnica conhecida como "nocaute", que consiste em anular ou modificar um gene específico, permitindo o surgimento de animais transgênicos.
Smithies formou-se em fisiologia na Universidade de Oxford em 1946, onde obteve o doutorado em bioquímica, em 1951. Atualmente, é professor de patologia e de medicina laboratorial na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte.
A cerimônia de outorga do título será realizada às 15 horas, na sala do Conselho Universitário, situada à rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária.
Mais informações: cerimo@usp.br ou (11) 3091-3402.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.