Homenagem a Cesar Lattes
11 de março de 2005

Um dos maiores cientistas brasileiros, morto no dia 8, será homenageado no dia 17 em evento no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instituição que ajudou a criar

Homenagem a Cesar Lattes

Um dos maiores cientistas brasileiros, morto no dia 8, será homenageado no dia 17 em evento no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instituição que ajudou a criar

11 de março de 2005

 

Agência FAPESP - No próximo dia 17, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) prestará uma homenagem a Cesar Lattes, que morreu na terça-feira (8/3).

O físico foi um dos fundadores do centro, que dirigiu desde a sua criação, em 1949, até 1955. Segundo o CBPF, a homenagem faz parte de um evento especial em comemoração aos cem anos dos principais trabalhos do físico Albert Einstein.

O centro foi inaugurado dois anos após a descoberta feita por Lattes de uma partícula subatômica, cuja existência era prevista pela teoria sobre forças nucleares – o méson pi. Consagrado pela comunidade científica internacional, o físico, que tinha então 24 anos, e trabalhara em universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos, decidiu retornar ao Brasil e, junto com José Leite Lopes, criar no Rio de Janeiro uma instituição civil sem fins lucrativos.

Foi a primeira vez que se montou no país um centro autônomo de pesquisas, com apoio financeiro da iniciativa privada. O prestígio de Lattes foi decisivo para que o presidente Getúlio Vargas aprovasse o empreendimento, considerado de importância estratégica nacional.

As duas principais linhas de pesquisa do CBPF na época eram sobre partículas elementares, liderada por Leite Lopes, e raios cósmicos, com Lattes à frente. A criação do CBPF possibilitou também o surgimento de novas instituições, como o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Escola Latino-Americana de Física e o Centro Latino-Americano de Física.

O professor Leite Lopes será um dos conferencistas do evento programado para a próxima quinta-feira (17/3), que ainda terá palestras de José Israel Vargas, da Unesco, Remo Fuffini, da Universidade de Roma, Walter Baltensperger e Ricardo Galvão, do CBPF, Nelson Simões, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, e Marco Antonio Raupp, do Laboratório Nacional de Computação Científica.

Mais informações: www.cbpf.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.