História da ciência em dois tempos
06 de junho de 2005

Obras elaboradas por pesquisadores da PUC de São Paulo serão lançadas nesta segunda-feira (6/6). Livro e CD-ROM reúnem estudos e reflexões sobre a historiografia científica em seus diferentes aspectos

História da ciência em dois tempos

06 de junho de 2005

Agência FAPESP - A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo lança, em cerimônia que ocorre no dia 6 de junho, às 18h, na capital paulista, duas publicações sobre a história da ciência.

Segundo uma das pesquisadoras responsáveis pela organização do livro Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas, Maria Helena Beltran, os textos abordam os problemas, as questões filosóficas e os debates historiográficos dessa área de pesquisa "que nasceu dentro do próprio saber científico".

"O livro tem como cerne reflexões sobre a historiografia da história da ciência, analisando a especificidade dessa área, conquistada em uma longa história de debates e mudanças", disse Maria Helena à Agência FAPESP.

A obra faz parte da série de publicações ligadas ao projeto temático As complexas transformações da ciência da matéria: entre o compósito do saber antigo e a especialização moderna, desenvolvido com apoio da FAPESP.

Ciência e história: o nascimento de uma nova área, Hermetismo e revolução científica, Historiografia sobre a ciência medieval no século 20 e Tendências historiográficas na história da ciência são alguns dos artigos do volume.

O outro lançamento é uma publicação digital que reúne trabalhos apresentados nas conferências da 14ª Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas (RIHECQB), que ocorreu em junho de 2004.

O CD-ROM Ambiente, natureza e cultura na perspectiva da história e da epistemologia da ciência: ciências naturais e suas interfaces conta com textos que analisam, sob diferentes abordagens e metodologias, as relações das ciências naturais e exatas com as humanidades.

"São textos completos escritos por pesquisadores do Brasil e de países como Argentina, México, Inglaterra e Portugal. O conteúdo digital em formato pdf abrange temas referentes à elaboração e transmissão de conhecimentos sobre a natureza e as artes, desenvolvidos em diferentes contextos culturais", explica Maria Helena.

As duas publicações foram desenvolvidas pelo Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (Cesima/PUC).

Mais informações: www.pucsp.br/pos/cesima.