Seção especial da revista Science discute os principais problemas ambientais relacionados com a água, desde aspectos globais até como determinadas regiões lidam com a escassez do líquido
Seção especial da revista Science discute os principais problemas ambientais relacionados com a água, desde aspectos globais até como determinadas regiões lidam com a escassez do líquido
Para tentar abarcar os vários lados do problema, a revista Science publicou em sua edição atual uma seção especial sobre a questão da água. Um dos artigos, escrito por Taikan Oki, da Universidade de Tóquio, no Japão, e colaboradores, olha para a água de forma global.
Segundo os autores do texto, mesmo que as mudanças climáticas acelerem o ciclo hidrológico, o que em tese resultaria em aumento do recurso natural à disposição da humanidade, mudanças sazonais e localizadas aumentariam os eventos extremos do clima, o que poderia gerar conseqüências catastróficas. Como determinadas populações vivem em áreas com estresse hídrico, é necessário se preparar para eventuais mudanças, defendem os cientistas.
No aspecto da poluição, o artigo de René Scharzenbach, do Instituto Suíço de Ciências Aquáticas e Tecnologia, e colaboradores faz um alerta para a quantidade de produtos tóxicos lançados nos rios e lagos do planeta. Esses micropoluentes, como são chamados, além de prejuízo para o recurso natural, também podem causar sérios distúrbios sobre a biota aquática.
Os pesquisadores apontam para a necessidade de que não apenas a ciência básica desse campo do conhecimento seja estimulada, como também alertam para a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias. Isso tanto para a detecção da poluição, antes de ela ocorrer, como para a mitigação do problema, depois de ele ter ocorrido.
Além de textos e revisões científicas, a sessão sobre água da Science conta com reportagens feitas pela revista em algumas partes do mundo. É abordado desde o polêmico projeto do governo chinês de transportar água de um canto a outro do país até como os responsáveis por políticas públicas na Faixa de Gaza lidam com a falta do líquido na região. Além dos problemas políticos, o local tem pouca água potável disponível.
Os artigos podem ser lidos por assinantes em: www.sciencemag.org
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.