Laurent Linguet, Marcel Botelho e Carlos Américo Pacheco durante a cerimônia de assinatura do acordo (foto: Fapespa)

Cooperação internacional
Guiana Francesa adere à Iniciativa Amazônia+10
28 de março de 2024
EN ES

Acordo foi assinado em Belém, durante a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, e do presidente da Université de Guyane, Laurent Linguet. Objetivo é estimular a cooperação internacional para o desenvolvimento da região amazônica

Cooperação internacional
Guiana Francesa adere à Iniciativa Amazônia+10

Acordo foi assinado em Belém, durante a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, e do presidente da Université de Guyane, Laurent Linguet. Objetivo é estimular a cooperação internacional para o desenvolvimento da região amazônica

28 de março de 2024
EN ES

Laurent Linguet, Marcel Botelho e Carlos Américo Pacheco durante a cerimônia de assinatura do acordo (foto: Fapespa)

 

Agência FAPESP* – O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Université de Guyane assinaram, em Belém, no Pará, um acordo de cooperação científica no âmbito da Iniciativa Amazônia+10, nesta terça-feira (26/03). O objetivo é estimular a cooperação internacional entre pesquisadores, instituições científicas e empresas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da região amazônica. O evento foi realizado durante a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, e do presidente da Université de Guyane, Laurent Linguet, a Belém.

A Iniciativa Amazônia+10 reúne 25 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) estaduais e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e já disponibilizou cerca de R$ 137 milhões em duas chamadas de pesquisa, uma delas em parceria com quatro agências internacionais: British Council e o UK Research and Innovation (UKRI), ambos do Reino Unido, a Swiss National Science Foundation (SNSF), da Suíça, e o Centro Universitário da Baviera para América Latina (Baylat), da Alemanha (para mais informações acesse: agencia.fapesp.br/50697).

Linguet sublinhou o interesse de seu país em contribuir com estudos e pesquisas sobre a Amazônia. “O acordo visa a colaboração mais profunda entre França, Guiana e Brasil, que transcende fronteiras, para preservar recursos e atuar na melhoria das condições de vida da população. A Amazônia é mais do que uma floresta, é um símbolo de nossa responsabilidade. Por meio dessa parceria, a Université de Guyane está comprometida com a preservação e a gestão desse tesouro ambiental por meio da inovação, ciência e tecnologia.”

O protagonismo das instituições amazônicas tem mudado o foco das iniciativas de pesquisa na região, afirmou o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho. E essas parcerias, ele disse, trouxeram “um olhar para abaixo do dossel da floresta, evidenciando a riqueza cultural de sua população e a grande necessidade do desenvolvimento de novos conhecimentos para alavancar sua qualidade de vida em conjunção com a preservação”.

Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, sublinhou a importância da cooperação internacional em iniciativas de pesquisa na Amazônia. “A Université de Guyane tem investido em laboratórios, em estudos nas áreas de biologia e inovação, por isso, essa parceria nos dá a possibilidade, em conjunto com pesquisadores brasileiros, de desenvolver estudos sólidos e eficientes para melhorar a qualidade de vida de nossas populações.”

Participaram da cerimônia representantes de diversas instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Coordenadoria do Laboratório de Biossoluções e Bioplásticos da Amazônia da Universidade Federal do Pará (Laba/UFPA), Fundação Carlos Gomes, além de pesquisadores da UFPA, Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Unifesspa.

Um dos temas de interesse tratados no encontro foi a superação dos desafios da Amazônia, visando o desenvolvimento sustentável aliado à melhoria da qualidade de vida dos 29 milhões de amazônidas. Considerando o potencial que a região apresenta para inovação, produção, beneficiamento, comercialização e consumo de produtos oriundos da biodiversidade e fazendo da bioeconomia uma nova matriz econômica para o desenvolvimento sob as bases da sustentabilidade.

Em visita à sede da FAPESP em dezembro de 2023, Linguet já havia manifestado o interesse em colaborar com o Brasil em estudos sobre a Amazônia. O território franco-guianense – considerado um departamento francês ultramarino e, portanto, parte da União Europeia – é quase totalmente coberto pela floresta tropical.

“Penso que juntos podemos fazer muitas coisas boas para nossas populações, para a floresta amazônica e para nossas nações. Vejo muitos interesses comuns, principalmente em temas como ecologia, biodiversidade, silvicultura e os impactos das mudanças climáticas na Amazônia”, disse à Agência FAPESP na ocasião (leia mais em: agencia.fapesp.br/50445).

* Com informações de Lorena Coelho, da Fapespa.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.