Interessados devem preencher formulário on-line (foto: Daniela Dimitrova/Pixabay)
Pesquisa é conduzida no âmbito do INCT de Comportamento, Cognição e Ensino; podem participar figuras paternas para crianças de 5 a 12 anos
Pesquisa é conduzida no âmbito do INCT de Comportamento, Cognição e Ensino; podem participar figuras paternas para crianças de 5 a 12 anos
Interessados devem preencher formulário on-line (foto: Daniela Dimitrova/Pixabay)
Agência FAPESP – Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) buscam pais (ou figuras paternas) de crianças de 5 a 12 anos de idade como voluntários para o estudo intitulado “Explorando o outro lado: percepção paterna de práticas parentais positivas e negativas”.
Supervisionado pela professora Débora Hollanda, do Departamento de Psicologia da UFSCar, o projeto investiga as percepções paternas acerca das práticas educacionais positivas e negativas com seus filhos.
O estudo faz parte do programa de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT -ECCE), financiado pela FAPESP. As pesquisas do grupo têm enfocado a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos (SEP, da sigla em inglês). O SEP define relações simbólicas como relações de equivalência entre estímulos, de forma que estímulos equivalentes podem se substituir uns aos outros e, portanto, levanta a possibilidade de simular a aquisição de função simbólica por estímulos arbitrários.
Os interessados em participar da pesquisa devem preencher formulário on-line. A primeira parte do formulário é o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Depois de ler e concordar com cada item do termo, o participante responderá a um questionário.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.