As inscrições estão abertas até quinta-feira; único pré-requisito é conhecimento básico de programação Python
As inscrições estão abertas até quinta-feira; único pré-requisito é conhecimento básico de programação Python
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) sediará entre os dias 12 e 14 de maio um hub de estudos do Gravitational Wave Open Data Workshop 2025.
A atividade é aberta a qualquer interessado em obter experiência com dados reais dos observatórios LIGO, Virgo e KAGRA (Colaboração LVK), bem como ferramentas de análise de dados. O único pré-requisito é conhecimento básico de programação Python.
A programação inclui um curso intensivo em análise de dados de ondas gravitacionais, incluindo conceitos básicos de registro e gráficos de dados e formas de onda simuladas e também o uso de filtragem correspondente para identificar sinais transitórios em dados. Também haverá tutoriais de software, perguntas de teste e um desafio de dados.
A atividade é gratuita, em inglês e em formato híbrido. As palestras serão on-line e o hub de estudos para apoio aos tutoriais e desafio de dados é presencial. Haverá emissão de certificados aos concluintes do curso e do desafio de dados.
Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até quinta-feira (08/05). As atividades do hub acontecerão no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: www.ictp-saifr.org/gwodw2025/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.