Mais uma mostra do imenso potencial da bioinformática
(Foto: NIH)

Google genômico
06 de agosto de 2004

Pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona criam ferramenta que busca em bases públicas de diversos países informações sobre diversidade genética

Google genômico

06 de agosto de 2004

Mais uma mostra do imenso potencial da bioinformática
(Foto: NIH)

Agência FAPESP - Cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, colocaram em funcionamento uma ferramenta que interliga buscas em bases genéticas públicas. Este é primeiro sistema internacional, e aberto, que permite aos usuários pesquisar por diversidade genética em grande escala.

O serviço, disponível para acesso pela internet, chama-se Pipeline Diversity Analysis (PDA). De acordo com o periódico Nucleic Acids Research, da Oxford Press, a novidade irá facilitar pesquisas que envolvam bases genéticas de doenças hereditárias.

O "Google genômico" permitirá que pesquisadores em todo o mundo realizem buscas por pequenas variações nos genomas de diferentes indivíduos e espécies, a partir de dados armazenados em grandes bancos de dados públicos, como o GenBank.

Essas pequenas variações são a chave para entender a grande diversidade de organismos vivos no planeta, assim como as diferenças que existem entre indivíduos de uma mesma espécie. No caso do ser humano, são essas variações que determinam a cor dos olhos e cabelos ou o maior ou menor risco de ter certos tipos de câncer. Por isso, além de ser um elemento importante na biologia evolutiva, tal diversidade contém informações valiosas para o estudo de doenças com origem genética.

O serviço foi criado pelos pesquisadores Sonia Casillas e Antonio Barbadilla e envolve uma série de ferramentas computacionais que buscam automaticamente por seqüências genéticas em bases públicas. A novidade é mais uma amostra do imenso potencial da bioinformática.

Pipeline Diversity Analysis: http://pda.uab.es