Desenvolvimento de sistemas de controle e navegação será executado pelo CTA em parceria com o Inpe
(foto:Inpe)

Fundos setoriais espaciais
18 de março de 2005

Comitês gestores aprovam projeto para desenvolvimento de sistemas de controle e navegação, que receberá R$ 7,69 milhões e será executado pelo CTA em parceria com o Inpe

Fundos setoriais espaciais

Comitês gestores aprovam projeto para desenvolvimento de sistemas de controle e navegação, que receberá R$ 7,69 milhões e será executado pelo CTA em parceria com o Inpe

18 de março de 2005

Desenvolvimento de sistemas de controle e navegação será executado pelo CTA em parceria com o Inpe
(foto:Inpe)

 

Agência FAPESP - O desenvolvimento de sistemas de controle e navegação, um dos principais gargalos tecnológicos do setor espacial, pode ser resolvido em breve.

Os comitês gestores dos fundos setoriais espacial, aeronáutico e verde-amarelo aprovaram o projeto Sistemas inerciais para aplicação aeroespacial, que deverá receber R$ 7,69 milhões para ser executado pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a iniciativa envolverá também a indústria e deverá contribuir para a capacitação de recursos humanos, com a formação de mestres e doutores na área.

Normalmente de difícil aquisição e, em muitas situações, indisponíveis para a comercialização no exterior, os sistemas de controle e navegação têm a função de garantir tanto a exatidão da trajetória de um foguete como o posicionamento correto de plataformas orbitais.

Erros na inclinação de um satélite de observação da Terra, por exemplo, prejudicam a geração de imagens e a captação de energia dos painéis solares pela diminuição da área exposta ao sol.

Os recursos do fundo espacial serão dedicados ao controle, à navegação aeroespacial e a equipamentos correlatos. Os do fundo aeronáutico financiarão outros quatro projetos, totalizando quase R$ 1 milhão: soluções de controle adaptativo e com aprendizado para sistemas fly by wire; prognóstico de falhas em aeronaves; chip optoeletrônico para giroscópios; e acelerômetros ópticos e projeto qualidade sonora.

Mais informações: www.aeb.gov.br


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