O agrônomo Ernesto Paterniani é um dos vencedores do importante prêmio organizado, há 50 anos, pela Fundação Bunge
(foto: Eduardo Geraque)

Fundação Bunge anuncia vencedores
09 de agosto de 2005

Sérgio Rezende, Ligia Fagundes Telles, Ernesto Paterniani (foto) e Teresinha Saraiva são os vencedores da 50ª edição do Prêmio Fundação Bunge. A cerimônia de premiação será em 26 de setembro, em São Paulo

Fundação Bunge anuncia vencedores

Sérgio Rezende, Ligia Fagundes Telles, Ernesto Paterniani (foto) e Teresinha Saraiva são os vencedores da 50ª edição do Prêmio Fundação Bunge. A cerimônia de premiação será em 26 de setembro, em São Paulo

09 de agosto de 2005

O agrônomo Ernesto Paterniani é um dos vencedores do importante prêmio organizado, há 50 anos, pela Fundação Bunge
(foto: Eduardo Geraque)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Mais quatro importantes nomes do cenário intelectual brasileiro entraram para a lista dos vencedores do Prêmio Fundação Bunge, que está em sua 50ª edição. Os ganhadores foram anunciados em São Paulo, durante sessão solene realizada no salão nobre do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Sergio Rezende, atual ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), foi o escolhido na categoria Física, e Ligia Fagundes Telles em Romance. O agrônomo Ernesto Paterniani, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, e Teresinha Saraiva foram, respectivamente, os laureados nas categorias Agronegócio e Educação Fundamental.

"O prêmio destaca profissionais que, pelo conjunto de sua obra, merecem um reconhecimento público", disse Ruy Altenfelder, superintendente geral da Fundação Bunge, à Agência FAPESP. "A intenção é colocar no pedestal essas personalidades e despertar o interesse dos jovens a seguir carreira nas áreas contempladas."

Rezende é engenheiro eletrônico e doutor em física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. O dirigente tem mais de 190 artigos publicados em revistas de circulação internacional. Desde 1977, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e em 2003 foi eleito presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Está no MCT desde julho.

A paulista Lygia Fagundes Telles, autora de romances premiados como As meninas, de 1973, ocupa desde 1985 a cadeira número 16 da Academia Brasileira de Letras. Em 2005, recebeu também o importante Prêmio Camões, oferecido a grandes autores na língua portuguesa.

Ernesto Paterniani, engenheiro agrônomo vinculado à Esalq, possui grande experiência em pesquisas na área de seleção e melhoramento genético em milho. Nos últimos anos, também participou ativamente dos debates sobre os organismos geneticamente modificados.

A pedagoga Teresinha Saraiva, consultora da Fundação Cesgranrio, é uma referência nos campos da educação, alfabetização e direitos da infância e da adolescência. A pesquisadora é autora de livros como Educação: temas para debate, Educação e escola e Caminhos trilhados.

No evento da semana passada foram anunciados ainda os nomes dos ganhadores do 26º Prêmio Fundação Bunge Juventude: Alessandra Alves de Souza (Agronegócio), Adriana Lisboa (Romance), Pascoal José Pagliuso (Física) e Eliana da Costa Pereira (Educação Fundamental) são os vencedores.

Todos os homenageados foram escolhidos pelo grande júri, formado por reitores das principais universidades do país, ministros de Estado e representantes de institutos de pesquisa e entidades científicas e culturais. Os homenageados da categoria principal ganham R$ 70 mil cada, e os da categoria Juventude, R$ 30 mil.

"O diferencial desse prêmio é que não se trata de um concurso. Não há inscrição, pois são as principais universidades brasileiras que indicam os nomes dos concorrentes", explica Altenfelder. "Nessa edição, apenas na categoria principal tivemos cerca de 150 indicações. Isso mostra que a produção intelectual em nosso país está em plena evidência."

A entrega dos prêmios será no dia 26 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em solenidade presidida por Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo e presidente honorário da Fundação Bunge. Na ocasião também será comemorado o aniversário de 50 anos da fundação.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado há 50 anos e já homenageou mais de 130 personalidades consagradas de diversas áreas do conhecimento, como Carlos Chagas Filho, Cesar Lattes, Jorge Amado, Miguel Reale, Raquel de Queiroz, Paulo Autran, Maria Bonomi, Oscar Niemeyer e Hilda Hilst.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.