França e Brasil iniciam programa de cooperação e transferência de tecnologia
25 de junho de 2003

Representante do consulado francês fala sobre o Programa Delta durante evento em São Paulo

França e Brasil iniciam programa de cooperação e transferência de tecnologia

Representante do consulado francês fala sobre o Programa Delta durante evento em São Paulo

25 de junho de 2003

 

Aproximar pequenas e médias empresas da França e do Brasil em projetos conjuntos, com tranferência de tecnologia. Esse é o objetivo do Programa Delta, iniciativa dos governos dos dois países que começou no final de 2002 e foi apresentada na quarta-feira (25/06), último dia do evento Bionegócios na América do Sul, em São Paulo.

"Trata-se de um programa de cooperação com o objetivo de desenvolver bens e serviços inovadores e promover a transferência de tecnologia", disse o representante do consulado da França em São Paulo, Philippe Martineau.

O Programa Delta pretende trabalhar com instituições governamentais, empresas e laboratórios de pesquisa dos dois países. A estratégia será buscar parcerias entre pesquisa e indústria, envolvendo empresas, governos, agências, instituições de pesquisa, universidades e ONGs, por meio da integração regional, nacional e internacional. Os focos serão inovação, diversidade de áreas temáticas, desenvolvimento econômico e social e inserção competitiva de pequenas e médias empresas no mercado internacional.

O programa deverá conferir um selo de qualidade, o "selo Delta", aos desenvolvimentos provenientes de sua iniciativa. "Trata-se um selo de qualidade franco-brasileiro, semelhante ao Eureka, já existente na União Européia", explicou Martineau.

A primeira fase do programa consiste na identificação dos possíveis parceiros nos dois países. Para isso estão sendo organizadas missões de empresários em visita a ambos os países. Depois, se seguirão as fases de montagem e execução de projetos.

O projeto Delta está sendo organizado por comitês gestores nacionais, compostos por diversos organismos governamentais de cada país. Esses comitês serão responsáveis pelo apoio na montagem, logística, atribuição do selo Delta, encaminhamento para fontes de apoio na execução e acompanhamento dos projetos.

Empresas interessadas em se candidatar para participar do programa podem fazê-lo pelo site do MCT, www.mct.gov.br. As propostas devem ser encaminhadas à Coordenação Geral de Programas Especiais – Cooperação Internacional do ministério.


Por André Muggiati


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.