França de portas abertas
19 de setembro de 2005

Semana do Ensino Superior Francês começa no dia 22 em Brasília. Mais de 160 pessoas e 110 instituições estarão no país para estreitar os laços de cooperação. Atividades vão ocorrer em cinco cidades do Brasil

França de portas abertas

Semana do Ensino Superior Francês começa no dia 22 em Brasília. Mais de 160 pessoas e 110 instituições estarão no país para estreitar os laços de cooperação. Atividades vão ocorrer em cinco cidades do Brasil

19 de setembro de 2005

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - O que já é bom pode se aprofundar e se espalhar ainda mais pelo Brasil afora. Focada no fortalecimento das relações interpessoais, a Semana do Ensino Superior Francês começa no dia 22 em Brasília, com uma solenidade na Embaixada na França. Ao todo, mais de 160 professores e pesquisadores frances estarão no Brasil. As atividades vão ocorrer em seis capitais brasileiras.

"Essa é a primeira vez que ocorre um conjunto de atividades como essa. A delegação francesa é formada por pessoas de alto nível, que estarão no Brasil para aprofundar as relações de ensino superior entre as duas nações, que já são muito boas", disse Pierre Fayard, diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec), à Agência FAPESP.

As atividades da semana francesa no Brasil, além da diversidade geográfica, também prentedem atingir diferentes públicos. Em São Paulo, nas dependências da Pontífica Universidade Católica (PUC), serão realizados os encontros acadêmicos, por exemplo, na tarde do dia 23. Professores brasileiros interessados em participar de reuniões pessoais com representantes da França, com duração de até meia hora, ainda podem se inscrever no site da Agência Edufrance.

"Serão encontros interpessoais. Acreditamos que qualquer projeto de cooperação tenha de estar baseado nas relações humanas", explica Fayard. Mais de 80 professores estarão disponíveis para esses encontros, que também vão ocorrer nas demais cidades brasileiras. Ainda em São Paulo, na manhã do mesmo dia 23, haverá uma série de conferências no auditório da PUC.

Segundo o diretor do CenDoTec, um dos temas em questão nas apresentações será a equivalência de créditos e os caminhos para se chegar ao diploma duplo. "Entre o Brasil e a França já existem nove diplomas desse tipo", lembra Fayard. Um deles, na área das engenharias, por meio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Depois de atender os professores e as instituições brasileiros de ensino superior, a missão francesa quer oferecer informações para os próprios alunos que estejam interessados em estudar na França. O Salão EduFrance São Paulo vai ser realizado nos dias 24 e 25 no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE).

Depois de São Paulo, a delegação vai se dividir em três. Esses grupos vão para Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. "No final, nos dias 28 e 29 de setembro, todos vão se reunir no Rio de Janeiro, onde haverá um novo salão", diz Fayard.

Inscrições para os encontros acadêmicos e consultas à programação detalhada das atividades em São Paulo e nas demais capitais brasileiras da Semana do Ensino Superior Francês podem ser feitas no site: www.edufrance.com.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.