Portal criado por pesquisadores da UFSCar oferece uma série de serviços e projetos voltados para a formação de professores do ensino fundamental. Participação dos usuários serve como base para novas pesquisas na área

Formação a distância
04 de abril de 2007

Portal criado por pesquisadores da UFSCar oferece uma série de serviços e projetos voltados para a formação de professores do ensino fundamental. Participação dos usuários serve como base para novas pesquisas na área

Formação a distância

Portal criado por pesquisadores da UFSCar oferece uma série de serviços e projetos voltados para a formação de professores do ensino fundamental. Participação dos usuários serve como base para novas pesquisas na área

04 de abril de 2007

Portal criado por pesquisadores da UFSCar oferece uma série de serviços e projetos voltados para a formação de professores do ensino fundamental. Participação dos usuários serve como base para novas pesquisas na área

 

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Um canal para levar a produção mais avançada na área de formação de professores à realidade das salas de aula. Trata-se do Portal dos Professores, que completa três anos no ar. A iniciativa de pesquisadores do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) consiste em um conjunto de projetos, serviços e atividades organizados no espaço virtual para o atendimento das necessidades formativas de docentes de diferentes níveis e modalidades de ensino.

De acordo com as responsáveis pelo portal, Aline Reali e Regina Tancredi, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, o coração do projeto é o Programa de Mentoria, dirigido a professores iniciantes do Ensino Fundamental.

"Esses professores enfrentam inúmeras dificuldades profissionais e praticamente não há ações formativas dirigidas a eles. Resolvemos utilizar nossa experiência de pesquisa na área e criamos o Programa de Mentoria. A idéia de disponibilizar o material a um maior número de usuários deu origem ao portal", disse Aline Reali à Agência FAPESP.

Atualmente, além do Programa de Mentoria, o portal oferece uma agenda de eventos ligados à educação, biblioteca de publicações sobre formação, materiais e recursos didáticos, glossário educacional e uma série de serviços interativos.

De acordo com Aline, uma das seções mais populares é "Pergunte para quem sabe", em que especialistas traduzem conceitos científicos para a linguagem do professor. "Traduzindo conhecimentos" oferece subsídios para ampliação do conhecimento, na fronteira entre a difusão e a educação científica. "Também são muito procuradas as seções em que as escolas podem compartilhar experiências bem-sucedidas", explicou.

Financiado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação, o portal teve apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para algumas seções específicas, como o Programa de Mentoria.

"Mas não se trata apenas de uma atividade de extensão", alerta. De acordo com a pesquisadora, o portal, além de ser uma plataforma de prestação de serviços, vincula em sua essência as atividades de pesquisa do grupo. O objetivo primordial é extrair o conhecimento gerado na pesquisa e difundi-lo na prática das salas de aula.

"A plataforma disponibiliza muita atividade interativa, com troca de correspondência aberta entre professores iniciantes e mentores", destacou Aline. Segundo ela, tudo é catalogado em um banco de dados e encaminhado a coordenadores pedagógicos, que geralmente não são atingidos pelos programas formativos.

"Os resultados dessa interação realimentam a própria pesquisa acadêmica e novas intervenções baseadas nesse conhecimento, gerando novos programas. Isso é feito de maneira sistemática. A própria arquitetura do portal foi concebida para abrir novas seções de acordo com o avanço do processo", afirmou a professora titular da UFSCar.

Segundo Aline, o portal atende professores de diferentes níveis e modalidades de ensino. "O foco ainda está nas séries iniciais do ensino fundamental, mas estamos nos preparando para ampliar para o ensino médio e supletivo de todo o país", disse

O portal opera com o envolvimento de quatro professores do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, colaboradores de outras universidades e um grupo de 15 alunos de pós-graduação, além de bolsistas de graduação. Cerca de 1,5 mil usuários cadastrados participam de atividades sistemáticas, de acordo com Aline.

Mais informações: www.portaldosprofessores.ufscar.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.