Físico ganha Prêmio José Reis
14 de junho de 2004

Pelo desenvolvimento de projetos inovadores de divulgação científica, Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, ganha tradicional prêmio do CNPq. Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, ficou com a menção honrosa

Físico ganha Prêmio José Reis

Pelo desenvolvimento de projetos inovadores de divulgação científica, Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, ganha tradicional prêmio do CNPq. Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, ficou com a menção honrosa

14 de junho de 2004

 

Agência FAPESP - O físico Vanderlei Salvador Bagnato é o vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2004, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A escolha foi anunciada na quarta-feira (9/6), em Brasília, por uma comissão julgadora formada por 11 representantes de organizações científicas, da academia, da imprensa e do CNPq.

Bagnato é professor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP.

A indicação teve como base os trabalhos de ensino, pesquisa e serviços de extensão prestados por Bagnato à comunidade. Um exemplo é a produção de vídeos em linguagem simples com cursos de física básica. Destinados a alunos do ensino médio e fundamental, os programas tratam de questões como hologramas, laser ou as leis de Newton e Kepler.

Entre as principais realizações de Bagnato estão a transformação da Revista Brasileira de Ensino de Física em um veículo de divulgação para alunos do ensino superior, médio e fundamental. O ganhador do José Reis criou também a Semana da Óptica-Semióptica, que conta com a participação de mais de três mil alunos do ensino médio da região de São Carlos. O pesquisador está montando atualmente uma exposição itinerante que pretende levar a ciência para alunos do ensino fundamental do interior de São Paulo.

Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi escolhida pela comissão julgadora para receber a menção honrosa. Doutora em neurociências pela Universidade Paris VI e bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Suzana é professora adjunta do Departamento de Anatomia da UFRJ, onde se dedica à divulgação de descobertas científicas sobre o cérebro.

A entrega do Prêmio José Reis será no dia 18 de julho, na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Cuiabá (MT).


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.