Pelo desenvolvimento de projetos inovadores de divulgação científica, Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, ganha tradicional prêmio do CNPq. Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, ficou com a menção honrosa
Pelo desenvolvimento de projetos inovadores de divulgação científica, Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, ganha tradicional prêmio do CNPq. Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, ficou com a menção honrosa
Bagnato é professor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP.
A indicação teve como base os trabalhos de ensino, pesquisa e serviços de extensão prestados por Bagnato à comunidade. Um exemplo é a produção de vídeos em linguagem simples com cursos de física básica. Destinados a alunos do ensino médio e fundamental, os programas tratam de questões como hologramas, laser ou as leis de Newton e Kepler.
Entre as principais realizações de Bagnato estão a transformação da Revista Brasileira de Ensino de Física em um veículo de divulgação para alunos do ensino superior, médio e fundamental. O ganhador do José Reis criou também a Semana da Óptica-Semióptica, que conta com a participação de mais de três mil alunos do ensino médio da região de São Carlos. O pesquisador está montando atualmente uma exposição itinerante que pretende levar a ciência para alunos do ensino fundamental do interior de São Paulo.
Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi escolhida pela comissão julgadora para receber a menção honrosa. Doutora em neurociências pela Universidade Paris VI e bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Suzana é professora adjunta do Departamento de Anatomia da UFRJ, onde se dedica à divulgação de descobertas científicas sobre o cérebro.
A entrega do Prêmio José Reis será no dia 18 de julho, na abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Cuiabá (MT).
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.