Física Moderna para Sala de Aula: Partículas
28 de abril de 2025

Curso on-line oferecido pelo ICTP-SAIFR é direcionado a professores de física do ensino médio. Inscrições até quarta-feira

Física Moderna para Sala de Aula: Partículas

Curso on-line oferecido pelo ICTP-SAIFR é direcionado a professores de física do ensino médio. Inscrições até quarta-feira

28 de abril de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá, entre 10 de maio e 28 de junho, a segunda edição do curso on-line “Física Moderna para Sala de Aula”. O tema da vez será física de partículas.

A atividade gratuita é direcionada aos educadores da rede pública paulista e possui credenciamento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Oferecido em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape), o programa conta com oito aulas, divididas entre atividades síncronas, ao vivo, aos sábados, das 10 às 12 horas, e assíncronas, desenvolvidas pelo participante no horário de sua escolha.

Os temas incluem modelo padrão, câmara de bolhas, bóson de Higgs, detectores de partículas, antimatéria, matéria escura e dilatação do tempo. O conteúdo é baseado em materiais elaborados pelo Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá), traduzidos e adaptados para o português pelo ICTP-SAIFR.

Os interessados devem se inscrever até quarta-feira (30/04), por formulário on-line. As vagas são limitadas e será dada prioridade a professores de física da rede estadual de São Paulo.

Haverá emissão de certificado com carga horária de 32 horas, válido para evolução funcional.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas apoiado pela FAPESP e sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: https://tinyurl.com/2kbr5e44.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.