Física de partículas elementares: do princípio do Universo aos aceleradores
20 de março de 2025

Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental oferece mais um minicurso para estudantes de ensino médio

Física de partículas elementares: do princípio do Universo aos aceleradores

Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental oferece mais um minicurso para estudantes de ensino médio

20 de março de 2025

 

Agência FAPESP – A próxima edição do minicurso para estudantes de Ensino Médio do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) ocorrerá entre este sábado (22/03) e 5 de abril, em São Paulo, e terá como tema “Física de partículas elementares: do princípio do Universo aos aceleradores”.

O minicurso é introdutório e apresentará as partículas fundamentais que compõem o modelo padrão, além de explicar de maneira acessível como elas se juntam para formar toda a matéria que conhecemos, desde o princípio do Universo.

As aulas serão ministradas pela física Ana Mizher, professora assistente na Universidade Cidade de São Paulo e professora colaboradora no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line. Haverá emissão de certificados. O minicurso será realizado das 10h às 13h, no auditório do IFT-Unesp, rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.

Os minicursos para estudantes do Ensino Médio do ICTP-SAIFR são realizados desde 2016, sempre nas manhãs de sábado. A programação deste ano inclui também alguns módulos de aulas, com turmas menores e atividades como listas de exercícios.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.