Coordenada pelo Inpe, rede que envolverá diversas instituições voltadas ao estudo das mudanças climáticas deverá receber, ainda em 2008, recursos para instalação de sua estrutura básica
Coordenada pelo Inpe, rede que envolverá diversas instituições voltadas ao estudo das mudanças climáticas deverá receber, ainda em 2008, recursos para instalação de sua estrutura básica
Os recursos, que serão recebidos ainda em 2008, deverão permitir o estabelecimento da estrutura básica da rede criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
A Rede-Clima envolve diversas instituições brasileiras voltadas para estudos na área de mudanças climáticas, adaptação e mitigação voltados a diversos setores e sistemas, como biodiversidade, agricultura, energias renováveis, zonas costeiras, recursos hídricos, saúde humana, megacidades, desastres naturais e políticas públicas.
Segundo o Inpe, o objetivo da rede é gerar e disseminar conhecimento e tecnologia para que o Brasil possa responder às demandas e aos desafios provocados pelas mudanças climáticas globais. Além disso, ela tem a missão de produzir dados e informações necessários ao apoio da diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças do clima.
A rede deverá atuar ainda na realização de estudos sobre as vulnerabilidades do país às mudanças climáticas, além de estudar alternativas de adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais do Brasil a essas mudanças.
A secretaria executiva da Rede-Clima cabe ao Inpe, que deverá articular a integração científica entre os pesquisadores participantes, promovendo o caráter multidisciplinar e de tecnologia social.
Mais informações: www.inpe.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.