Semana terá feiras, festivais, palestras de pesquisadores para alunos do ensino básico e médio, observação do eclipse total da Lua, debates, filmes, vídeos, peças de teatro e muito mais
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 18 a 24 de outubro, terá feiras, festivais, palestras de pesquisadores para alunos do ensino básico e médio, observação do eclipse total da Lua, debates, filmes, vídeos, peças de teatro e muito mais
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 18 a 24 de outubro, terá feiras, festivais, palestras de pesquisadores para alunos do ensino básico e médio, observação do eclipse total da Lua, debates, filmes, vídeos, peças de teatro e muito mais
Semana terá feiras, festivais, palestras de pesquisadores para alunos do ensino básico e médio, observação do eclipse total da Lua, debates, filmes, vídeos, peças de teatro e muito mais
Agência FAPESP - Uma grande celebração em torno da ciência e da tecnologia no Brasil irá ocorrer em todo o país de 18 a 24 de outubro. O motivo é a primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T.
O evento, que o governo pretende transformar em permanente, foi instituído por um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 9 de junho. Com o foco na popularização da ciência e da tecnologia, as atividades já definidas incluem palestras de pesquisadores para alunos do ensino básico e médio, festivais e feiras de ciência, as universidades de "portas abertas" ao público, oficinas de arte, noites de astronomia, exibição de filmes e vídeos, peças de teatro e debates.
"A idéia é que essa primeira edição tenha um caráter experimental que possa servir de referência para os próximos anos", disse a coordenadora executiva do MCT na comissão regional de São Paulo, Glória Malavoglia, à Agência FAPESP.
A comissão organizadora da versão paulista do evento se reuniu na quinta-feira (9/9), para discutir a programação no Estado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABCJ) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) são as entidades responsáveis pela organização do encontro em São Paulo.
Entre as atividades já confirmadas está "O Brasil olha para o céu", no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec), que promoverá a observação do eclipse total da Lua, entre 27 e 28 de outubro, acompanhada de uma palestra sobre astronomia.
Estão previstas apresentações teatrais, musicais, fotográficas e de vídeos nos centros culturais da prefeitura de São Paulo e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). "São espaços que podem ser ocupados por um grande número de pessoas em trabalhos de divulgação científica, de onde serão articuladas visitas do público para outros locais que também tenham novas atividades", explica Gloria.
Ciclos de palestras sobre jornalismo científico serão oferecidos nas principais capitais brasileiras pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências. Além disso, estudantes de iniciação científica de grande parte das instituições envolvidas com o evento também terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em sessões especiais durante a Semana.
No Distrito Federal, representantes de universidades, instituições de pesquisa, secretarias e ministérios se reuniram na segunda-feira (13/9), no MCT, para discutir a programação da Semana. A Universidade de Brasília (UnB) terá a 4º Semana de Extensão, com minicursos, seminários, painéis, oficinas, mesas-redondas e palestras com objetivo de ampliar o acesso à informação científica.
A UnB também programou duas peças de teatro na cidade satélite de Taquatinga – Einstein e E agora Sr. Feynmann? –, além da instalação de um planetário inflável, emprestado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), será montado no Centro Comunitário da universidade.
De acordo com Glória, a programação da Semana não está fechada e o MCT está recebendo propostas de novos eventos. "Os interessados em participar devem entrar em contato com as comissões regionais responsáveis pela organização dos eventos em seus estados, ou então publicar a proposta de atividade diretamente no site do MCT", disse.
Mais informações: www.mct.gov.br/semanact2004.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.