IBM e Universia fecham parceria para formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisa na América Latina por meio dos projetos World Community Grid e Reading Companion
IBM e Universia fecham parceria para formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisa na América Latina por meio dos projetos World Community Grid e Reading Companion
Os programas beneficiarão, respectivamente, institutos de pesquisa da América Latina e universidades parceiras do Universia, incentivando ações socialmente responsáveis que permitam impulsionar o desenvolvimento da região.
O World Community Grid (www.worldcommunitygrid.org), comunidade sem fins lucrativos, utiliza a capacidade ociosa de milhões de computadores de casas, escolas e escritórios para realizar pesquisas nas áreas de saúde e meio ambiente. A partir de agora, o Universia também tornará disponível sua rede de computadores a fim de expandir a atuação da iniciativa.
"Depois do lançamento da parceria no Brasil, o objetivo é expandir a iniciativa para outros países da região, estimulando universidades, alunos e professores a divulgar o WCG em comunidades locais", disse Patrícia Menezes, executiva de cidadania corporativa da IBM América Latina.
Outro resultado da parceria é o programa Reading Companion (www.readingcompanion.org), que tem como finalidade implantar laboratórios de informática em instituições de ensino para o aperfeiçoamento da língua inglesa, customizado às necessidades de cada aprendiz.
Inicialmente, o Reading Companion será instalado em três universidades brasileiras parceiras do Universia e em instituições localizadas na Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela.
"O Reading Companion será uma importante ferramenta para a construção de conhecimento globalizado de nossos alunos e o WCG auxiliará a comunidade universitária e pesquisadora no processo de transição para o novo cenário educativo que envolve as novas tecnologias", disse Alina Correa, diretora geral do Universia Brasil.
Em novembro de 2006, a primeira pesquisa brasileira foi submetida para participar do projeto. Trata-se de uma pesquisa de comparação de genomas desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz. Outras três pesquisas, conduzidas nos Estados Unidos e relacionadas a tratamentos para a Aids e dengue e ao estudo da proteína humana também fazem parte do WCG.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.