Fernando Pessoa e a História de Portugal
23 de agosto de 2012

Programa Aulas Magistrais da Unicamp abordará o tema “Fernando Pessoa e a História de Portugal”. Palestra poderá ser assistida pela internet

Fernando Pessoa e a História de Portugal

Programa Aulas Magistrais da Unicamp abordará o tema “Fernando Pessoa e a História de Portugal”. Palestra poderá ser assistida pela internet

23 de agosto de 2012

 

Agência FAPESP – “Fernando Pessoa e a História de Portugal” será o tema da palestra de Paulo Franchetti, professor titular do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no dia 5 de setembro de 2012.

A palestra, que ocorrerá às 12h30 na Sala CB05 do Ciclo Básico I, faz parte do programa Aulas Magistrais, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação daquela universidade.

Nessa aula, após apresentar a estrutura de Mensagem, único livro de poemas publicado em português durante a vida de Fernando Pessoa, Franchetti lerá e comentará os poemas da primeira parte da obra.

A intenção é mostrar de que modo os poemas em pauta se relacionam com a obra de dois grandes historiadores portugueses e de que modo a visão iniciática de Pessoa combina e redimensiona a discussão sobre o sentido das navegações e as causas da decadência portuguesa.

Franchetti atua na área de Letras, com ênfase em teoria literária, literatura brasileira dos séculos 19 e 20 e literatura portuguesa do século 19. Desde 2002 dirige a Editora da Unicamp, cujo Conselho Editorial preside.

O programa Aulas Magistrais divulga aulas ministradas por docentes da Unicamp aos alunos de graduação. Os temas abordados são de interesse geral e toda a comunidade pode participar das gravações. Os programas gravados são divulgados, na íntegra, no portal da Pós-Reitoria da Graduação da Unicamp.

Para assistir, acesse: www.prg.unicamp.br/aulas.

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.