Mais de 10 milhões de estudantes participaram da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (foto: divulgação)
Mais de dez milhões de estudantes participam da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, em 31,7 mil escolas. Procura foi duas vezes maior do que o previsto
Mais de dez milhões de estudantes participam da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, em 31,7 mil escolas. Procura foi duas vezes maior do que o previsto
Mais de 10 milhões de estudantes participaram da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (foto: divulgação)
Agência FAPESP - Mais de 10 milhões de estudantes. O número de participantes da primeira fase da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), duas vezes maior do que o previsto, surpreendeu os organizadores. As provas foram realizadas na terça-feira (16/8), em 31,7 mil escolas inscritas, que representam 92% dos municípios brasileiros.
Com o tema "Somando novos talentos para o Brasil", a competição, promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), tem o objetivo de estimular o estudo de matemática e descobrir novos talentos para as áreas científica e tecnológica.
As provas da primeira etapa, compostas de questões objetivas e realizadas em horário normal de aula, foram divididas em três níveis: estudantes do ensino fundamental; de 5ª e 6ª séries e de 7ª e 8ª séries; e alunos do ensino médio.
"Ainda é cedo para fazer um balanço geral da competição, mas é preciso ressaltar que o conteúdo das provas da primeira fase teve uma boa aceitação por parte dos alunos e professores", disse Rodrigo Rollemberg, secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), à Agência FAPESP.
"O maior indicador do sucesso da competição é o número de participantes inscritos, pois tivemos o dobro do que imaginávamos. Quando pensamos em criar a Olimpíada, achávamos que 5 milhões de inscritos seria um sucesso total", disse.
As escolas são responsáveis pela correção das provas e devem encaminhar a lista de alunos classificados para a segunda fase à coordenação da Obmep. Os resultados serão divulgados no dia 20 de setembro. Apenas os 5% melhores colocados farão a segunda prova, que será dissertativa, no dia 8 de outubro. O resultado final da competição será anunciado em novembro.
Como premiação serão oferecidas 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior dadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além disso, os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por Estado, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional.
Com base nessa experiência nacional abrangendo as escolas públicas, a meta agora é expandir a olimpíada para outras áreas do conhecimento. "O próximo passo será a criação de uma competição voltada para a disciplina de português. Estamos analisando essa possibilidade. O português também é uma disciplina básica e muito importante para a formação dos alunos", disse Rollemberg. "A idéia é fazer uma primeira experiência com algum Estado específico, para depois ampliar o projeto nacionalmente."
Mais informações: www.obmep.org.br
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