Mais de 10 milhões de estudantes participaram da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (foto: divulgação)

Febre por números
18 de agosto de 2005

Mais de dez milhões de estudantes participam da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, em 31,7 mil escolas. Procura foi duas vezes maior do que o previsto

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Mais de dez milhões de estudantes participam da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, em 31,7 mil escolas. Procura foi duas vezes maior do que o previsto

18 de agosto de 2005

Mais de 10 milhões de estudantes participaram da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (foto: divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Mais de 10 milhões de estudantes. O número de participantes da primeira fase da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), duas vezes maior do que o previsto, surpreendeu os organizadores. As provas foram realizadas na terça-feira (16/8), em 31,7 mil escolas inscritas, que representam 92% dos municípios brasileiros.

Com o tema "Somando novos talentos para o Brasil", a competição, promovida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), tem o objetivo de estimular o estudo de matemática e descobrir novos talentos para as áreas científica e tecnológica.

As provas da primeira etapa, compostas de questões objetivas e realizadas em horário normal de aula, foram divididas em três níveis: estudantes do ensino fundamental; de 5ª e 6ª séries e de 7ª e 8ª séries; e alunos do ensino médio.

"Ainda é cedo para fazer um balanço geral da competição, mas é preciso ressaltar que o conteúdo das provas da primeira fase teve uma boa aceitação por parte dos alunos e professores", disse Rodrigo Rollemberg, secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), à Agência FAPESP.

"O maior indicador do sucesso da competição é o número de participantes inscritos, pois tivemos o dobro do que imaginávamos. Quando pensamos em criar a Olimpíada, achávamos que 5 milhões de inscritos seria um sucesso total", disse.

As escolas são responsáveis pela correção das provas e devem encaminhar a lista de alunos classificados para a segunda fase à coordenação da Obmep. Os resultados serão divulgados no dia 20 de setembro. Apenas os 5% melhores colocados farão a segunda prova, que será dissertativa, no dia 8 de outubro. O resultado final da competição será anunciado em novembro.

Como premiação serão oferecidas 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior dadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por Estado, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional.

Com base nessa experiência nacional abrangendo as escolas públicas, a meta agora é expandir a olimpíada para outras áreas do conhecimento. "O próximo passo será a criação de uma competição voltada para a disciplina de português. Estamos analisando essa possibilidade. O português também é uma disciplina básica e muito importante para a formação dos alunos", disse Rollemberg. "A idéia é fazer uma primeira experiência com algum Estado específico, para depois ampliar o projeto nacionalmente."

Mais informações: www.obmep.org.br


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