FAPs do Norte e Nordeste intensificarão parcerias
20 de maio de 2008

Objetivo é reunir propostas que subsidiem mudanças na legislação vigente e propiciem a ampliação do montante de recursos destinados pelo governo federal às duas regiões para aplicação em ciência, tecnologia e inovação

FAPs do Norte e Nordeste intensificarão parcerias

Objetivo é reunir propostas que subsidiem mudanças na legislação vigente e propiciem a ampliação do montante de recursos destinados pelo governo federal às duas regiões para aplicação em ciência, tecnologia e inovação

20 de maio de 2008

 

Agência FAPESP – As fundações de amparo à pesquisa (FAPs) das regiões Norte e Nordeste pretendem intensificar as ações em conjunto. O objetivo é reunir propostas que subsidiem mudanças na legislação vigente e propiciem a ampliação do montante de recursos destinados pelo governo federal às duas regiões para aplicação nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e pesquisa e desenvolvimento (P&D).

A decisão foi tomada durante a realização do painel "As FAPs como fomentadoras de P&D Investimentos e Perspectivas", que integrou a programação do 3º Fórum dos Institutos de P&D e Inovação do Norte e Nordeste, realizado na semana passada no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza.

O evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes e gestores de tecnologia da informação e comunicação de instituições públicas e privadas de todo o país. Participaram do painel a diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Elisabete Brocki, a diretora de Inovação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Fátima Cabral, o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Elias Ramos de Souza, e o assessor de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Laerte Ferreira.

Segundo Elisabete Brocki, foram apresentadas as principais ações implementadas pelas três FAPs ao longo dos anos, com ênfase nas iniciativas voltadas à P&D. "Mais uma vez ficaram evidenciadas as disparidades regionais em termos de investimentos em ciência, tecnologia e inovação e pesquisa e desenvolvimento no Brasil", disse.

A diretora destacou que uma das prioridades definidas foi a atuação mais contundente junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visando à ampliação dos recursos para investimentos nas duas regiões.

O 3º Fórum dos Institutos de P&D e Inovação do Norte e Nordeste foi uma das atividades paralelas da InfoBrasil 2008, um dos principais eventos de tecnologia do Nordeste.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.