Em encontro realizado em Recife, representantes das fundações de amparo à pesquisa trocam experiências e tomam medidas para intensificar o trabalho científico nas regiões
Em encontro realizado em Recife, representantes das fundações de amparo à pesquisa trocam experiências e tomam medidas para intensificar o trabalho científico nas regiões
Agência FAPESP – Um software de gestão administrativa será compartilhado pelas fundações de amparo à pesquisa do Norte e do Nordeste. Esta foi uma das decisões tomadas na quarta-feira (20/8), durante encontro de representantes das FAPs das duas regiões, realizado na sede da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), em Recife. O motivo do encontro foi discutir e estabelecer uma política regional de atuação das FAPs.
O software que será usado pelas fundações foi lançado pela Facepe há cinco meses e levou três anos para ser desenvolvido. As FAPs do Norte e do Nordeste também decidiram criar uma revista especializada em Ciência e Tecnologia e compartilhar seus bancos de dados.
"Começamos um processo de articulação e, pela primeira vez, nos reunimos com esse objetivo", disse João Marques de Carvalho, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), à Agência FAPESP. Segundo Carvalho, o encontro serviu também para elaborar uma pauta de discussão para o próximo encontro do Fórum Nacional das FAPs.
Para Jáder Onofre, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará (Funcap), a atuação conjunta das FAPs irá beneficiar a busca de parceiros que apóiem projetos de pesquisa. Ele também destacou que a troca de idéias entre as fundações foi essencial para mostrar o que cada uma tem de melhor.
Participaram do encontro as FAPs de Alagoas (Fapeal), da Paraíba (Fapesq e Fapep), da Bahia (Fapesb), do Ceará (Funcap), do Piauí (Fapepi), do Rio Grande do Norte (Funpec), de Sergipe (FAP-SE), do Amazonas (Fapeam), do Maranhão (Fapema) e do Pará (Funtec).
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.