"O Semi-Árido" é o tema da premiação lançada pela Fapesq para incentivar a divulgação dos conhecimentos gerados nas instituições de ciência e tecnologia na Paraíba. Inscrições até 30 de setembro
"O Semi-Árido" é o tema da premiação lançada pela Fapesq para incentivar a divulgação dos conhecimentos gerados nas instituições de ciência e tecnologia na Paraíba. Inscrições até 30 de setembro
Agência FAPESP – A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) acaba de lançar o Prêmio Telmo Silva de Araújo de Divulgação Científica, homenagem ao ex-presidente da instituição.
Com a premiação, cujo tema será "O Semi-Árido", a fundação busca incentivar a divulgação dos conhecimentos gerados nas instituições de ciência e tecnologia do estado.
O objetivo é reconhecer e premiar o melhor trabalho que possa se transformar em uma contribuição científica, tecnológica ou de inovação, na solução de problemas do cotidiano e na melhoria da qualidade de vida da população da região semi-árida da Paraíba.
O prêmio terá duas categorias. O primeiro lugar da categoria Universitário receberá R$ 2 mil, e da categoria Pesquisador, R$ 3 mil. Os classificados em segundo lugar das duas categorias receberão o Troféu Telmo Silva de Araújo e certificado de menção honrosa. Os trabalhos premiados também serão publicados em livro, sendo que os dois autores principais de cada categoria receberão 500 exemplares da obra.
Na categoria Universitária podem concorrer estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente matriculados em instituições de ensino superior da Paraíba. Já na categoria Pesquisador concorrem docentes e profissionais com vínculo empregatício com universidades, institutos, centros, fundações de pesquisa ou demais órgãos de ciência e tecnologia da Paraíba.
As propostas deverão ser encaminhadas pelo correio à Fapesq, em Campina Grande, até 30 de setembro. O resultado será divulgado até o dia 21 de outubro e a entrega do prêmio está prevista para o dia 24 de outubro.
Natural do Recife, Araújo, falecido em maio de 2007 aos 65 anos, foi professor da Escola Politécnica de Pernambuco e engenheiro do Departamento de Energia do Estado. Mudou-se para a Paraíba em 1979 como professor convidado da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolveu a área de eletrotécnica.
Foi secretário de Indústria e Tecnologia da Prefeitura do Município de Campina Grande e secretário de Planejamento e presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE). Foi um dos idealizadores e diretor-geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e também presidente da Associação Nacional de Parques e Incubadoras Tecnológicas (Anprotec).
Foi ainda o idealizador, na década de 1980, da Feira de Tecnologia de Campina Grande (Fetec), que tem o objetivo de levar à comunidade os resultados e as aplicações das pesquisas desenvolvidas nas instituições de ciência e tecnologia da Paraíba.
Mais informações sobre o prêmio: www.fapesq.rpp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.