Pesquisadores do Canadá e do Brasil se reúnem na Universidade de Toronto para debater temas de pesquisa na fronteira do conhecimento em diversas áreas. Simpósios seguem nos Estados Unidos (foto:H.Shimizu)

FAPESP Week 2012 tem início com simpósio em Toronto
18 de outubro de 2012

Pesquisadores do Canadá e do Brasil se reúnem na Universidade de Toronto para debater temas de pesquisa na fronteira do conhecimento em diversas áreas. Simpósios seguem nos Estados Unidos

FAPESP Week 2012 tem início com simpósio em Toronto

Pesquisadores do Canadá e do Brasil se reúnem na Universidade de Toronto para debater temas de pesquisa na fronteira do conhecimento em diversas áreas. Simpósios seguem nos Estados Unidos

18 de outubro de 2012

Pesquisadores do Canadá e do Brasil se reúnem na Universidade de Toronto para debater temas de pesquisa na fronteira do conhecimento em diversas áreas. Simpósios seguem nos Estados Unidos (foto:H.Shimizu)

 

Por Heitor Shimizu, de Toronto

Agência FAPESP – A FAPESP Week 2012 teve início nesta nesta quarta-feira (17/10) com um simpósio na cidade canadense de Toronto. O simpósio, realizado pela FAPESP em conjunto com a Universidade de Toronto, ocorreu no Terrence Donnelly Centre for Cellular and Biomolecular Research, no campus da universidade.

O evento reuniu cerca de 60 pesquisadores do Canadá e do Brasil para debater temas de pesquisa avançada na fronteira do conhecimento em diversas áreas.

Na abertura, R. Paul Young, vice-presidente para Pesquisa e Inovação da Universidade de Toronto, enfatizou que o simpósio representa um “importante momento” para a universidade, que mantém com a FAPESP e com a Universidade de Western Ontario um acordo de cooperação para apoiar projetos que envolvam a colaboração entre pesquisadores no Estado de São Paulo e no Canadá.

O acordo já teve uma chamada de propostas, publicada em 2011, que selecionou e apoia cinco projetos de pesquisa colaborativa. “Temos diversos laços com o Brasil, que estão crescendo. Fico muito feliz com a realização deste simpósio, que representa uma oportunidade valiosa para estreitar as relações entre cientistas dos dois países. Estou muito otimista pelo que já fizemos e ainda mais entusiasmado pelo que faremos no futuro”, disse Young.

Young ressaltou que Brasil e Canadá têm muitos pontos em comum e disse admirar “o comprometimento do Brasil com o apoio à pesquisa científica e tecnológica”.

Em seguida, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, fez uma apresentação sobre “Ciência e Tecnologia em São Paulo”, mencionando diversos indicadores sobre o setor no estado.

“Com 34% do Produto Interno Bruto do Brasil, o Estado de São Paulo responde por cerca de metade da ciência no país: conta com três universidades estaduais, três federais e 52 faculdades técnicas estaduais, além de 22 institutos de pesquisa, dos quais 19 são estaduais”, disse.

“Diferentemente do cenário brasileiro, em São Paulo 62% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento são feitos por empresas, 23% são estaduais e 14% são federais”, disse Brito Cruz, que, na sequência, traçou um breve panorama da FAPESP, que em 2011 despendeu R$ 938 milhões (cerca de US$ 450 milhões) no apoio à pesquisa científica e tecnológica.

Brito Cruz destacou aos presentes a sistemática de análise adotada pela FAPESP para avaliar as solicitações de Auxílios e Bolsas. “Todas as propostas são analisadas por pares. Em 2011, foram mais de 20 mil. Mesmo com número tão elevado, o prazo médio para a análise das solicitações na FAPESP é de cerca de 70 dias”, disse.

Estados Unidos

Após o simpósio em Toronto, a FAPESP Week 2012 segue com eventos nos Estados Unidos: no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge (22/10); no Brazil Institute, ligado ao Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington (23/10); e na Universidade de West Virginia, em Morgantown (24/10).

A programação inclui a inauguração da exposição Brazilian Nature – Mistery and Destiny, sobre a biodiversidade brasileira, na Universidade de Toronto, no MIT e na Universidade de West Virginia.

No contexto das comemorações do 50º aniversário da FAPESP, a FAPESP Week 2012 é a segunda rodada internacional de encontros para promover a aproximação entre pesquisadores com produção destacada em suas áreas de atuação, discutir pesquisas em andamento e a elaboração de novos projetos cooperativos. A primeira edição do evento ocorreu em Washington, de 24 a 26 de outubro de 2011.

As programações e mais informações sobre os eventos estão disponíveis em www.fapesp.br/week2012/northamerica.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.