Varghese, Graeff e Terry: objetivo é estreitar relações (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Durante o encontro, foram mencionadas áreas de interesse em comum entre a instituição australiana e as universidades paulistas, com destaque para pesquisas sobre minérios
Durante o encontro, foram mencionadas áreas de interesse em comum entre a instituição australiana e as universidades paulistas, com destaque para pesquisas sobre minérios
Varghese, Graeff e Terry: objetivo é estreitar relações (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Helo Reinert | Agência FAPESP – Uma delegação da Universidade de Queensland (Austrália), liderada pelo reitor, Peter Varghese, e pela presidente e vice-reitora, Deborah Terry, visitou a FAPESP no dia 3 de outubro com o objetivo de criar novas oportunidades de colaboração em áreas de interesse comum. Também participaram do encontro representantes das três universidades públicas paulistas.
Ao fim do encontro, o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, Carlos Graeff, ressaltou que existe uma história de colaboração entre as três universidades estaduais paulistas e a de Queensland e que há espaço para novas parcerias. Ele destacou uma área em particular: minérios. “Sugiro que poderíamos discutir parcerias estratégicas em pesquisa, principalmente sobre minérios de terras-raras, um assunto em destaque no Brasil em meio ao movimento geopolítico que vivemos e à transição energética.”
As universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual de São Paulo (Unesp) apresentaram as principais áreas de colaboração com a universidade australiana e demonstraram interesse em aumentar o número de projetos em parceria. “Nós temos muito em comum com as três universidades aqui presentes e estamos muito impressionados com a atuação da FAPESP”, disse Terry. “Queremos estreitar relações com a Fundação, com a qual desenvolvemos programas conjuntos no passado, e aumentar a colaboração com as universidades.”
“Esse tipo de encontro favorece a identificação de pontos de interesse comuns, o que leva à possibilidade de mais integração internacional e traz diversidade e qualidade”, disse o gerente de Relações Institucionais da FAPESP, Raul Machado.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.