Evento começa hoje na cidade de Bologna (foto: Unibo/divulgação)

Cooperação internacional
FAPESP promove simpósio em Bologna para fomentar a cooperação científica com a Itália
14 de outubro de 2024

Rol de palestrantes brasileiros inclui jovens pesquisadores, acadêmicos com longo histórico de projetos apoiados e representantes de empresas financiadas pelo PIPE

Cooperação internacional
FAPESP promove simpósio em Bologna para fomentar a cooperação científica com a Itália

Rol de palestrantes brasileiros inclui jovens pesquisadores, acadêmicos com longo histórico de projetos apoiados e representantes de empresas financiadas pelo PIPE

14 de outubro de 2024

Evento começa hoje na cidade de Bologna (foto: Unibo/divulgação)

 

Karina Toledo | Agência FAPESP – A 22ª edição da FAPESP Week – e a primeira na Itália – será realizada entre hoje (14/10) e amanhã (15/10), na cidade de Bologna, capital histórica da região de Emilia-Romagna. O evento está sendo organizado em parceria com a Alma Mater Studiorum - Università di Bologna (Unibo), uma das instituições de ensino superior mais antigas do mundo e a primeira do mundo ocidental, fundada em 1088. O objetivo é fortalecer os vínculos entre pesquisadores de São Paulo e da Itália para promover parcerias.

“Tenho convicção de que esta edição será muito produtiva. A nossa história de cooperação com a Itália é interessante”, afirma Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP. “Embora existam poucos acordos institucionais, São Paulo é um parceiro privilegiado da Itália. O impacto dos artigos publicados por italianos em parceria com cientistas paulistas é maior do que os publicados em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos.”

A programação do simpósio abrangerá uma série de temas: “Relações Itália-Brasil: Dimensão cultural ligada ao fenômeno migratório”; “Inovação e colaboração na indústria”; “Culturas, patrimônio imaterial e redes interdisciplinares”; “Agroalimentar e desenvolvimento sustentável”; “Saúde e Meio Ambiente”; “Tecnologia e Inovação”; e “Desafios Futuros para Pesquisa e Colaboração”.

Entre os palestrantes brasileiros há tanto jovens pesquisadores quanto acadêmicos com longo histórico de projetos apoiados pela FAPESP. Pela segunda vez, a delegação paulista também incluirá representantes de empresas apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) que atuam em áreas diversas, como indústria aeroespacial, sistemas inovadores para comunicações digitais, arquitetura generativa e terapias digitais para melhora do sono.

“Foram selecionados quatro PIPEs dentre os 17 inscritos. Eles terão a oportunidade de fazer uma breve apresentação de seus projetos durante o simpósio e de interagir com representantes de empresas italianas presentes no evento”, conta Raul Machado, assessor da Presidência e coordenador dos eventos FAPESP Week.

Como lembra Machado, a iniciativa de incluir um componente de inovação na programação dos simpósios começou na 21ª edição, realizada em junho deste ano, na China (leia mais em: agencia.fapesp.br/52073).

Segundo Zago, a tendência é que a estratégia se repita nos próximos eventos da série. “Estamos entusiasmados com a iniciativa de levar startups para a FAPESP Week”, diz.

Mais informações sobre a FAPESP Week Italy estão disponíveis em: https://fapesp.br/week/2024/italy.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.