FAPESP financiará a parte paulista dos projetos selecionados por meio da modalidade de apoio Auxílio à Pesquisa – Regular (foto: Tom Bayly/Wikimedia Commons)
Editais vão apoiar estudos de soluções baseadas na natureza para biodiversidade e pesquisas sobre ecossistemas aquáticos; envio de pré-propostas vai até 13 de novembro
Editais vão apoiar estudos de soluções baseadas na natureza para biodiversidade e pesquisas sobre ecossistemas aquáticos; envio de pré-propostas vai até 13 de novembro
FAPESP financiará a parte paulista dos projetos selecionados por meio da modalidade de apoio Auxílio à Pesquisa – Regular (foto: Tom Bayly/Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – A convite do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a FAPESP participa de duas chamadas de propostas lançadas no âmbito do Horizon Europe, programa de apoio à pesquisa científica da Comissão Europeia.
Cada edital está vinculado a uma rede de organizações científicas do programa voltada ao financiamento e à implementação de pesquisas com um propósito específico dentro do paradigma da sustentabilidade socioambiental.
Uma delas é a Biodiversa+, nome da Parceria Europeia para a Biodiversidade, com a qual a FAPESP já colaborou anteriormente em uma chamada de 2019 e que apoia iniciativas científicas de excelência e alto impacto em biodiversidade, serviços ecossistêmicos e soluções baseadas na natureza.
A chamada de 2023, intitulada “Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras – BiodivNBS”, abrange os seguintes tópicos: sinergias e compensações das soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano; soluções baseadas na natureza mitigando os impulsionadores antropogênicos da perda de biodiversidade; e a contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança transformadora justa.
Já com a Water4All, rede que financia pesquisa multidisciplinar sobre recursos hídricos, foi lançada a “Chamada Transnacional Conjunta sobre Serviços de Ecossistemas Aquáticos”.
O edital apoiará projetos que se enquadrem nos seguintes tópicos: mapeamento, monitoramento e avaliação para uma compreensão aprimorada dos serviços ecossistêmicos em um contexto de mudanças, desde mudanças locais até globais; compreensão e previsão de múltiplas pressões (incluindo pressões antropogênicas), relações de impacto-resposta nos serviços ecossistêmicos por meio de métodos e técnicas avançados; e novas ferramentas e soluções para uma melhor integração dos serviços ecossistêmicos na gestão dos recursos hídricos.
Submissão e condições de financiamento
Para participar das chamadas, pesquisadores do Estado de São Paulo devem formar consórcios envolvendo ao menos duas entidades legais independentes de dois diferentes estados-membros da União Europeia ou países associados ao Horizon Europe.
A FAPESP financiará a parte paulista dos projetos selecionados por meio da modalidade de apoio Auxílio à Pesquisa – Regular, que prevê um aporte máximo de R$ 150 mil por ano. Especificamente para essas duas oportunidades com o Horizon Europe, os projetos poderão ter duração de 24 a 36 meses. Para cada chamada, a Fundação reservou um total de € 450 mil para apoiar projetos.
O envio de pré-propostas para ambas as chamadas deve ser feito até 13 de novembro, por meio de formulário disponível nas plataformas criadas pelas redes parceiras do Horizon Europe. Nessa fase, o pesquisador responsável do lado paulista deve usar os endereços de e-mail criados pela FAPESP como canais de contato para cada edital, enviando a seguinte documentação: súmula curricular, tempo estimado para sua dedicação ao projeto, título e duração da proposta, orçamento previsto e nome/instituição do coordenador do consórcio.
Em caso de aprovação da pré-proposta, os pesquisadores paulistas ascendem à fase de submissão de propostas completas, para a qual será usado o Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). Para que o coordenador do consórcio seja relacionado como membro da equipe no SAGe é necessário que ele faça o cadastro.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.