O papel da ciência, tecnologia e inovação na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável da região será discutido em quatro paineis (foto: Iniciativa Amazônia+10/reprodução)

Amazônia
FAPESP organiza evento sobre a Amazônia na Cúpula de Ciências da 78ª Assembleia Geral da ONU
12 de setembro de 2023

Com a presença de pesquisadores brasileiros, o ‘Amazon Day: Science for the Amazon’ ocorrerá nesta sexta-feira, em Nova York

Amazônia
FAPESP organiza evento sobre a Amazônia na Cúpula de Ciências da 78ª Assembleia Geral da ONU

Com a presença de pesquisadores brasileiros, o ‘Amazon Day: Science for the Amazon’ ocorrerá nesta sexta-feira, em Nova York

12 de setembro de 2023

O papel da ciência, tecnologia e inovação na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável da região será discutido em quatro paineis (foto: Iniciativa Amazônia+10/reprodução)

 

Agência FAPESP – A FAPESP estará presente na nona edição da Cúpula de Ciências, um evento que faz parte da programação da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (UNGA78) e que ocorre entre hoje (12/09) e 29 de setembro, combinando eventos presenciais, virtuais e híbridos. O objetivo é discutir como a colaboração e os avanços científicos mais recentes podem contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Convidada para centralizar a discussão em torno da temática da Amazônia, a FAPESP realizará, nesta sexta-feira (15/09), das 10h às 18h15, o “Amazon Day: Science for the Amazon”, que consiste em quatro painéis dedicados ao papel da ciência, tecnologia e inovação na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável da região. O evento reunirá pesquisadores brasileiros especializados na área, muitos deles residentes na Amazônia Legal.

“A FAPESP atua há décadas no financiamento a pesquisas sobre a Amazônia incluindo investimentos de grande porte em projetos como o LBA [Large-Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia] ou pesquisas relacionadas à física da mudança climática, por exemplo”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. “Contudo, acreditamos ser importante, neste momento, olhar para o que está abaixo do dossel do bioma, investir em pesquisas que tenham impacto direto na economia local e na vida das pessoas que lá habitam.”

O primeiro painel vai discutir o uso de satélites e análise geoespacial como ferramentas de pesquisa e de monitoramento do desmatamento na região amazônica, a partir da experiência brasileira com o tema nos anos 2000, com os sistemas Prodes e Deter.

O segundo painel vai abordar a relação entre degradação florestal e perda da biodiversidade em ecossistemas terrestres e aquáticos da Amazônia com mudanças climáticas de forma mais ampla. Serão apresentados as evidências e os cenários mais recentes sobre o tema e discutidos os caminhos para proteção da sociobiodiversidade como mecanismo de contenção da emergência climática.

A bioeconomia como política de desenvolvimento econômico é o tema do terceiro painel, que vai debater estratégias para promoção do adensamento e qualificação das cadeias produtivas ligadas a produtos e serviços da bioeconomia na região.

O quarto e último painel vai abordar o financiamento para inovação orientada a missões na Amazônia, direcionando esforços para a resolução de desafios sociais e ambientais complexos da região.

Programação

Intitulado “Satellite Data and Geospatial Analysis in the Amazon”, o primeiro painel ocorrerá das 10h às 11h30 (horário de Brasília) e terá como mediador Carlos Américo Pacheco. Participam Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); Irma Vieira, pesquisadora titular e ex-diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi; e Clarissa Gandour, professora na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV).

O segundo painel, “Sociobiodiversity and Climate Change”, ocorrerá entre 11h45 e 13h15 (horário de Brasília), com mediação de Adalberto Luís Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os participantes serão Eduardo Neves, professor de arqueologia e diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP); Patrícia Pinho, diretora científica adjunta do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); e Vanda Witoto, liderança indígena (Concertação pela Amazônia), educadora política e ativista pelos direitos dos povos indígenas.

Entre 15h e 16h30 será realizado o painel “Bioeconomy as a Policy for Economic Development”, mediado por Marcio de Castro de Silva Filho, diretor científico da FAPESP. Os debatedores serão: Francisco Costa Assis, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA); Salo Coslovsky, professor associado de Planejamento Urbano e Serviço Público na Escola de Serviço Público Robert F. Wagner, Universidade de Nova York, e pesquisador afiliado ao Amazônia 2030, um projeto de pesquisa baseado no Brasil; André Baniwa, diretor no Ministério dos Povos Indígenas; e Raquel Tupinambá, coordenadora do Conselho Indígena Tupinambá do baixo Tapajós Amazônia (Citupi).

O último painel, “Funding for Mission-Oriented Innovation in the Amazon”, entre 16h45 e 18h15, terá mediação de Carlos Américo Pacheco (FAPESP) e participação de Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú; Vanderleia Radaelli, especialista-líder na Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington; e Patrícia Ellen, sócia-diretora da Systemiq no Brasil e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

O evento será no 38º andar do Escritório Ropes & Gray, situado no número 1.211 da Sexta Avenida, Nova York, Estados Unidos.

Para acompanhar presencialmente ou pela internet é preciso se inscrever por formulário eletrônico disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOaXXNLvkGLEY4GwXLcJ9Iu25J9vcFaGFbKQW2VkUgQO810w/viewform.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.