A página, de acesso livre, traz informações em vários formatos, como textos, tabelas e gráficos (imagem: reprodução)

Indicadores
FAPESP lança site com indicadores de ciência, tecnologia e inovação do Estado de São Paulo
09 de abril de 2025

Página de acesso livre traz informações abrangentes, em vários formatos, sobre esforços e resultados das atividades de CT&I desempenhadas pelo governo e por instituições de ensino, pesquisa e empresariais

Indicadores
FAPESP lança site com indicadores de ciência, tecnologia e inovação do Estado de São Paulo

Página de acesso livre traz informações abrangentes, em vários formatos, sobre esforços e resultados das atividades de CT&I desempenhadas pelo governo e por instituições de ensino, pesquisa e empresariais

09 de abril de 2025

A página, de acesso livre, traz informações em vários formatos, como textos, tabelas e gráficos (imagem: reprodução)

 

Elton Alisson | Agência FAPESP – A FAPESP lança hoje (09/04) um site com os indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Estado de São Paulo.

A página, de acesso livre, traz informações em vários formatos, como textos, tabelas e gráficos, sobre as atividades de CT&I desenvolvidas por universidades e instituições públicas e privadas, além de empresas.

Os dados foram produzidos a partir da coleta e de análises da Gerência de Planejamento, Estudos e Indicadores (GIP), vinculada ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

“A FAPESP, há muitos anos, tem feito um esforço grande para produzir indicadores sobre ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. Esse trabalho foi iniciado com a publicação de livros que coligiam ensaios metodológicos sobre o assunto e de boletins temáticos, evoluindo substancialmente nos últimos anos com a criação de uma gerência dedicada a estudos e indicadores. Com isso, a Fundação tem hoje uma equipe dedicada a esse assunto. Isso permite termos dados, por exemplo, sobre quem executa e quem financia a pesquisa realizada por instituições e empresas localizadas em São Paulo, nos moldes do levantamento feito regularmente pelos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], que, no Brasil, só São Paulo produz”, diz Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do CTA.

A FAPESP tem a atribuição legal de realizar o mapeamento e acompanhar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo. A criação e consolidação da GIP, entre o fim de 2017 e o início de 2018, permitiu a institucionalização desse trabalho, a padronização metodológica, a construção de séries históricas e de bases de dados próprias, bem como o cruzamento de informações de diferentes fontes de dados relevantes, avalia Sandra Hollanda, coordenadora da GIP.

“O site é resultado, ao mesmo tempo, da tradição da FAPESP na produção de informações e indicadores sobre ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo e do esforço em institucionalizar essa atividade e criar capacidade para organizar, tratar as bases de dados e apresentar o resultado desse trabalho de modo sistematizado e comparável ao longo do tempo”, afirma.

Além do levantamento primário realizado pela própria FAPESP, as informações publicadas no site são obtidas junto a diversas fontes e trabalhadas pela GIP. Entre essas informações, estão as do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A análise, validação e interpretação desses dados permitem produzir os indicadores disponibilizados no site sobre formação em programas de graduação e de pós-graduação; recursos humanos e financeiros em pesquisa e desenvolvimento (P&D); apoio público à P&D e inovação; resultados das atividades de P&D, em termos de produção científica e propriedade intelectual; e dinâmica econômica e inovação no Estado de São Paulo.

As informações são atualizadas periodicamente, conforme são disponibilizadas pelas fontes.

“Temos um mecanismo para rapidamente validar, estruturar e publicar os dados, assim que disponibilizados. E trabalhamos com muitas fontes diferentes, incluindo uma base primária, de modo a obter e fornecer informações detalhadas sobre pesquisa e desenvolvimento em São Paulo. Isso envolve a coleta de informações de forma estruturada, sua revisão e validação e, apoiados em uma série de procedimentos técnicos, a produção e apresentação dessas informações no site de forma integrada”, diz Renato Pedrosa, coordenador do projeto de desenvolvimento do site de indicadores de CT&I da FAPESP.

Usuários externos

Além de páginas descritivas do sistema paulista de ciência, tecnologia e inovação, contendo gráficos e tabelas, o site oferece uma seção de publicações com informes estatísticos, boletins, notas técnicas e estudos sobre CT&I, além de notícias externas à FAPESP sobre temas relacionados a esses assuntos.

“Nossa preocupação ao montar o site foi que tanto especialistas como pessoas não familiarizadas com o tema tenham a possibilidade de consultá-lo. Os indicadores contam com notas explicativas específicas, além de notas metodológicas próprias a cada tema que, esperamos, ajudem os usuários a interpretar os dados e identificar os usos que podem fazer deles”, explica Hollanda.

Os indicadores de CT&I em São Paulo já são usados habitualmente por servidores da FAPESP para discussões internas e para subsidiar a criação de novos programas de apoio à pesquisa em áreas emergentes, por exemplo.

A disponibilização desses dados por meio do site permitirá, agora, sua utilização em trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações de mestrado e doutorado, por especialistas e interessados na área de ciência, tecnologia e inovação, avaliam os coordenadores do projeto.

“O site permite obter um retrato do sistema de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo, onde a FAPESP é um agente relevante e desempenha um papel importante nesse contexto. Por meio dos indicadores é possível verificar, por exemplo, a trajetória de ingressantes em programas de mestrado e pós-doutorado nas universidades paulistas, o dispêndio em pesquisa e desenvolvimento [P&D] feito por empresas e as colaborações internacionais em CT&I do Estado de São Paulo”, diz Pedrosa.

O site pode ser acessado em: https://indicadorescti.fapesp.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.