Foto: Eduardo Cesar

FAPESP lança editais para programa de internet avançada
27 de junho de 2003

Tidia prevê parcerias com centros de pesquisa, iniciativa privada e o governo para produzir tecnologia a ser comercializada

FAPESP lança editais para programa de internet avançada

Tidia prevê parcerias com centros de pesquisa, iniciativa privada e o governo para produzir tecnologia a ser comercializada

27 de junho de 2003

Foto: Eduardo Cesar

 

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (27/06), a FAPESP lançou os editais de participação para os sub-programas test bed, incubadora de conteúdos digitais e ensino a distância (e-learning), do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia).

O Tidia prevê parcerias com centros de pesquisa, iniciativa privada e o governo para produzir tecnologia a ser comercializada. O projeto deverá ser uma verdadeira incubadora de alta tecnologia para o Estado de São Paulo, gerando mão de obra, recursos humanos altamente qualificados e criação de conhecimento e produtos.

"Precisamos estar com a internet na ponta do conhecimento e o Tidia vem para contribuir com esses avanços que nossa sociedade procura", disse o diretor presidente da FAPESP, Francisco Romeu Landi, que também anunciou a criação de uma comissão especial envolvendo as cinco universidades públicas do Estado de São Paulo (USP, Unicamp, Unesp, UFSCar e Unifesp), para assessorar o projeto.

Ao apresentar oficialmente o início das atividades do Tidia, José Fernando Perez, diretor científico da FAPESP, citou o físico inglês Freeman Dyson e sua obra "O Sol, o genoma e a internet", dizendo que a ciência deve estar a serviço destes três pilares fundamentais para o progresso e o futuro da humanidade.

Depois de apresentar os detalhes de cada projeto, os três representantes de cada sub-programa, Wilson Vicente Ruggiero, da Escola Politécnica da USP (E-learning), Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatística da USP (Incubadora Virtual de Conteúdo) e Hugo Luis Fragnito, do Instituto de Física da Unicamp (Testbed), chamaram os grupos de pesquisadores interessados a apresentar suas propostas. Inicialmente, o Tidia terá duração de 5 anos, prazo que poderá ser estendido dependendo do desenvolvimento das pesquias envolvidas.

Confira os editais em www.tidia.fapesp.br

Leia a matéria especial sobre o Tidia.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.