Iniciativa realizada no âmbito do consórcio Crops of the Future Collaborative visa apoiar pesquisas inovadoras voltadas a melhorar as características e o teor proteico das plantas de consumo humano; consulta de elegibilidade termina em 2 de dezembro (foto: FFAR)

FAPESP lança chamada para projetos em segurança alimentar
25 de novembro de 2019

FAPESP lança chamada para projetos em segurança alimentar

25 de novembro de 2019

Agência FAPESP – A FAPESP lança a primeira chamada no âmbito do consórcio Crops of the Future Collaborative, com o tema “Melhoramento de proteína de origem vegetal para consumo humano”.

Liderado pela Foundation for Food and Agriculture Research (FFAR), o Crops of the Future Collaborative reúne empresas e instituições de pesquisa de diversos países com o objetivo de acelerar esforços globais para o desenvolvimento de culturas que atendam à demanda mundial de alimentos nos próximos 20 a 50 anos. A FAPESP integra o consórcio desde 2018.

Para fazer frente ao futuro crescimento populacional, garantindo a segurança alimentar e a melhoria nutricional e ao mesmo tempo incentivando a agricultura sustentável, a chamada apoiará pesquisas inovadoras que melhorem as características, o rendimento e o teor de proteína total em plantas de consumo humano.

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo deverão elaborar projetos de acordo com uma das três áreas propostas pela chamada: recursos genômicos e ferramental tecnológico para culturas novas ou subutilizadas; melhoramento das propriedades funcionais e nutricionais de proteínas de origem vegetal; e elaboração de análise mercadológica para culturas novas ou subutilizadas.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente pela plataforma SAGe até 24 de janeiro de 2020. Antes, porém, interessados precisam consultar a FAPESP acerca de sua elegibilidade até o dia 2 de dezembro de 2019.

Na chamada, os critérios de elegibilidade serão definidos de acordo com as normas das três modalidades de financiamento em que as propostas tramitarão na FAPESP: Auxílio Pesquisa – Projeto Temático, Auxílio Jovem Pesquisador ou Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

As propostas deverão ser redigidas em inglês; o envolvimento de pesquisadores internacionais na proposta é desejável, porém não obrigatório.

As diretrizes para participação de pesquisadores do Estado de São Paulo encontram-se em www.fapesp.br/13693.